Ação promovida pelo CAPS colocou em pauta a importância da Campanha Setembro Amarelo

Sexta, 15 de Setembro de 2017

Secretaria Municipal de Saúde

Reunindo profissionais de saúde do Município, a Secretaria de Saúde de Itambé, através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I), promoveu na última quinta-feira (14) uma capacitação em Saúde Mental. A programação aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores e colocou em pauta a Campanha Setembro Amarelo, que tem por objetivo conscientizar à sociedade sobre as formas de prevenção ao suicídio.

A abertura do evento foi realizada pelo coordenador do CAPS, Mardson Araújo, que na oportunidade reforçou a importância de formar uma rede de Saúde Mental para aperfeiçoar o atendimento à população. Em seguida, a secretária de Saúde, Arianna Santana Lopes, reiterou as palavras do coordenador, afirmando que é preciso assistir aos pacientes de forma integral e por isso existe a necessidade de fortalecer trabalho em rede.

Na primeira palestra, a enfermeira do CAPS Cristina Prado esclareceu as causas comuns do suicídio e as formas de prevenção, destacando a importância da atenção da família e sensibilização dos profissionais da área. “Precisamos olhar o paciente como um todo, para conseguir identificar os sinais e assim poder ajudá-lo”, pontuou.

O psiquiatra, Dr. Maurício Cajazeiras, iniciou sua apresentação mostrando dados alarmantes, que fazem do suicídio um problema mundial de saúde. “A cada 40 segundos morre uma pessoa no mundo por suicídio”, afirmou o médico, que defendeu a importância de auxiliar os profissionais a compreenderem a origem do problema, e de desenvolver estratégias de cuidado e intervenção em situações de crise.

Mesmo não estando presente no evento, devido ao cumprimento de agenda em Brasília, o prefeito Eduardo Gama parabenizou a iniciativa do CAPS e ressaltou que é dever do governo atuar na prevenção de problemas de saúde pública, buscando fortalecer as ações, sobretudo na área de Saúde Mental. “A capacitação acendeu discussões de um tema muito importante que merece a atenção dos profissionais que atuam na rede pública. Parabéns a toda equipe do CAPS por mais esta iniciativa”, destacou o prefeito.


ASCOM/PMI


Últimas Notícias