Cultura
Encontro amplia o diálogo entre a Coordenação Municipal de Cultura e os artistas itambeenses
05/10/2017

As ações realizadas pela Coordenação de Cultura de Itambé vêm ganhando destaque na cidade e, cada vez mais, recebendo a adesão de quem trabalha nesta área. E, como parte das iniciativas para fortalecer a Cultura local, a Coordenação Municipal promoveu na última quarta-feira (04), na Câmara Municipal de Vereadores, um encontro com artistas itambeenses.

A reunião foi conduzida pelo Coordenador de Cultura, Heliodório (Dorinho) Almeida que, na oportunidade, afirmou que um dos principais objetivos neste momento é estruturar a Cultura, apontando os caminhos para que os artistas se organizem. “A intenção é fazer com que o trabalho deles sejam valorizados e também consigam participar dos editais que são constantemente lançados pelo Governo Estadual e Federal”, disse.

Ainda no encontro, o coordenador destacou que o prefeito Eduardo Gama tem se empenhado em buscar investimentos para área da Cultura e informou que os próximos passos da gestão municipal são: buscar inserir o Município no Sistema Nacional de Cultura, e criar o Conselho Municipal de Cultura e o Fundo Municipal de Cultura.

“O Município de Itambé é visto lá fora como um pólo cultural, mas, para ser reconhecido oficialmente pelas demais esferas de Governo e ser beneficiado com verbas, é preciso a estruturação do setor a nível local”, explicou o coordenador, completando: “Para isso, precisamos contar com o apoio e a organização dos artistas da nossa cidade”.

Após a apresentação do coordenador, os artistas tiveram a oportunidade de fazer suas considerações. Todos parabenizaram a coordenação de Cultura pela maneira dinâmica e participativa de desenvolver o seu trabalho e se colocaram a disposição para caminhar junto com o Município em prol do fortalecimento da Cultura.

Em seguida, os artistas receberam uma ficha de cadastramento, onde os mesmos devem manifestar o interesse para que o Município seja inserido no Sistema Nacional de Cultura. E, finalizando o encontro, todos assistiram a um vídeo com um resumo das principais ações promovidas e apoiadas este ano pela Cultura Municipal.