Agricultura e Meio Ambiente
Quilombola da Pedra recebe visita técnica da Bahiater, Codeter e Coordenação de Agricultura
16/10/2017

Na última semana, os moradores do Quilombola da Pedra, região rural do município de Itambé, receberam a visita técnica dos representantes da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), do Colegiado Territorial (Codeter) e da equipe da Coordenadoria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

O encontro teve como objetivo discutir, identificar e avaliar as dificuldades e necessidades da comunidade local. Na oportunidade, os moradores sugeriram aos representantes da Bahiater, Codeter e Prefeitura, o desenvolvimento de ações para ampliar o escoamento da produção, apoio para conseguirem a retirada da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e a criação de uma Agroescola no Acampamento Roseli Nunes.

Conforme o prefeito municipal Eduardo Gama, que também esteve em reunião com os técnicos da Bahiater e Codeter, as demandas apresentadas pelos moradores do Quilombola foram acatadas com êxito pelos órgãos e serão avaliadas. Para o prefeito, expectativa é que em breve os moradores sejam beneficiados com novas ações: “Estamos buscando as parcerias necessárias para fortalecer a agricultura familiar em nosso município e melhorar a vida das famílias que moram no campo”.

De acordo com a coordenação de Agricultura, como resultado da visita, a Prefeitura já está priorizando algumas ações, como o encaminhamento dos agricultores familiares ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais para a emissão DAP. A intenção é agilizar a regularização a fim de que os agricultores da região do Quilombola possam estar aptos a participarem da próxima Chamada Pública da Compra Direta.