Secretaria de Saúde vai realizar neste sábado (23) o Dia D de Vacinação Antirrábica

Quarta-Feira, 20 de Setembro de 2017

A Prefeitura de Itambé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, estará promovendo neste sábado (23), na sede do município, o Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica. A vacina é gratuita e indicada para cães e gatos com idade acima de três meses.

O atendimento será realizado das 8:00 às 17:00 horas nos seguintes pontos: Praças Osório Ferraz, Cassilandinha, Viriato Ferraz (USF Valter Vilarinho) e Padre Juracy Marden; Unidade de Saúde Felipe Achy e Centro de Saúde Coriolano José Fagundes.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária, Luziara Porto, a campanha tem o objetivo de combater a raiva que é uma doença animal transmitida ao homem através de lambedura, mordida ou ferimento causado pelos mamíferos doentes, podendo levá-lo à morte. “A vacinação é a principal forma de prevenir a doença em animais e humanos, pois ela interrompe a circulação viral”, explicou.

A coordenadora ainda informa que, por determinação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), as crianças não devem levar o animal para ser vacinado, somente os adultos; e durante a aplicação, apenas o responsável pelo animal deve segurá-lo. “Nossa equipe estará atenta a todas as medidas de segurança”, ressaltou a coordenadora, que também recomenda a apresentação do cartão de vacinação do animal.

Na Zona Rural, a Campanha de Vacinação Antirrábica foi iniciada no dia 12 de setembro e segue até o dia 24 de outubro. No último dia 15, a vacinação aconteceu no Distrito de Catolezinho e no próximo dia 06 de outubro, será no Distrito de São José do Colônia.