Educação e Saúde
AÇÃO EDUCATIVA DO SAMU ORIENTA ALUNOS DA ESCOLA FREI CANECA SOBRE PRIMEIROS SOCORROS
11/10/2018

Olhos atentos para troca de experiências e para busca de novos conhecimentos. Na manhã da última quarta-feira (10), os alunos da Escola Municipal Frei Caneca, em Itambé, participaram de uma atividade educativa promovida pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A ação fez parte da programação da Semana do Trânsito, que está sendo desenvolvida pela unidade de ensino.

As orientações foram apresentadas pelos socorristas e pela coordenadora  do SAMU, Rebeca Gusmão, de forma bastante didática, e acompanhadas pela diretora da unidade, Sandra Lima. O objetivo principal foi orientar os estudantes como devem agir em situações de emergência.

Durante a programação, as crianças e a equipe da escola aprenderam as técnicas aplicadas aos primeiros socorros com foco nos procedimentos indicados em caso de ferimentos, hemorragia, queimadura, sangramento nasal, engasgo, objeto estranho em olho, nariz e ouvido.

Além das técnicas, os palestrantes também abordaram temas relacionados ao atendimento desenvolvido diariamente pela equipe de salvamento. Na oportunidade, foi destacada a importância da conscientização sobre os prejuízos causados pelos trotes ao número de atendimento 192.

De acordo com a coordenadora do SAMU, a iniciativa faz parte de um projeto educativo continuado, desenvolvido pela Secretaria de Saúde através do SAMU, e vem sendo executado em várias instituições, como creches, escolas e equipamentos sociais, buscando envolver, sobretudo, a participação de crianças e adolescentes.

O prefeito municipal Eduardo Gama parabenizou a iniciativa, reafirmando que é de fundamental importância que a comunidade tenha essas noções, para que possam executá-las em caso de necessidade, até a chegada do socorro especializado.