W3C

Em conformidade com:

Justiça
ATRAVÉS DO CEJUSC, PREFEITURA DE ITAMBÉ E TJ-BA FORTALECEM O ACESSO DO CIDADÃO ITAMBEENSE AO PODER JUDICIÁRIO
04/02/2020

Após a implantação do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc), através de uma parceria entre a Prefeitura de Itambé e o Tribunal de Justiça da Bahia, o acesso da população itambeense aos serviços do Poder Judiciário vem sendo fortalecido cada vez mais. Há mais de dois anos em funcionamento, o serviço tem sido um importante elo entre o cidadão e a Justiça.

 

Conforme o coordenador local do Cejusc, Paulo Ferraz, entre os serviços oferecidos gratuitamente pela unidade está a conciliação e a mediação através da Justiça restaurativa. O coordenador informa que a intenção é solucionar desavenças de natureza cível, familiar, de vizinhança, de consumo, entre outras questões.

 

Desde quando o Cejusc passou a atuar no município, uma das principais conquistas, foi a efetivação do Projeto “Pai Presente”. Segundo o Supervisor do Cejusc, Amaury Gusmão, esta importante iniciativa tem como finalidade estimular o reconhecimento de paternidade de forma gratuita, sem a necessidade de ingressar com processo judicial.

 

Ainda de acordo com o supervisor, o “Pai Presente” tem ajudado muitas famílias e destina-se aos pais que desejam realizar o reconhecimento espontâneo tardio, ou após o registro da criança apenas pela mãe, e ainda nos casos em que há dúvida quanto à paternidade, com a realização de exame de DNA, quando necessário.

 

Além de contar com o atendimento de profissionais altamente experientes, o Cejusc disponibiliza o trabalho comprometido e dedicado da equipe do Núcleo de Práticas Jurídicas da Fainor de Vitória da Conquista, que atendem semanalmente na unidade.

 

Um dos grandes incentivadores na implantação do Cejusc em Itambé, o prefeito Eduardo Gama afirma que, além de contribuir para o fortalecimento da cidadania e a ampliação do acesso ao atendimento, sobretudo às pessoas de baixa renda, o serviço também tem ajudado a diminuir o número de processos acumulados no setor judiciário.

 

 “É uma parceria positiva e inteligente que, sem dúvida, está rendendo bons resultados para o nosso município. Toda equipe está de parabéns”, avaliou o prefeito.

 

 

Ascom/PMI



Autor: