Catolezinho comemora o sucesso da primeira Capacitação do Programa Brasil Alfabetizado

Terça, 19 de Dezembro de 2017

Educação

Uma ação inédita realizada em Catolezinho na área educacional mobilizou a comunidade local no último final de semana. A Prefeitura de Itambé, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) e do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), com o apoio da Secretaria de Assistência Social, realizou no distrito a Cerimônia de Abertura e a Capacitação dos Alfabetizadores que vão atuar nesta nova etapa do programa no município.

 

A solenidade aconteceu na última sexta-feira (15) no Colégio Estadual de Catolezinho, reunindo alfabetizadores e seus familiares, gestores escolares, professores, coordenadores, representantes da comunidade local e autoridades.

 

Entre os participantes estava o prefeito Eduardo Gama; os vereadores, Aju Moreira e Daniel Silva; a Secretária de Educação, Alecciene Chaves Gusmão; o administrador do distrito, Isaac Sales; os ex-vereadores, Iracildo Carvalho e Flaviano (Povão); a gestora do Brasil Alfabetizado, Flaveny Gomes; o coordenador, Mércio Araújo; o engenheiro e professor, Maurício Fonseca; a pregoeira do município e ex-gestora do PBA, Andréia Dutra; e os facilitadores Dinorá Ribeiro e João Paulo Vilarim de Oliveira.

 

Durante os pronunciamentos, os convidados foram unânimes ao mencionar a importância do programa à comunidade local, uma vez que o mesmo vai proporcionar um amplo desenvolvimento educacional e socioeconômico ao distrito. Para a secretária de Educação, Alecciene, a ação traz uma nova perspectiva para as pessoas que não tiveram oportunidade de aprender a ler e escrever, além disso, será um importante instrumento de apoio ao fortalecimento da educação municipal.

 

Conforme a gestora do programa, Flaveny Gomes, a presença marcante da comunidade no evento foi essencial para que todos entendessem o funcionamento do programa no distrito, bem como todos os seus benefícios. “O programa além de oportunizar a alfabetização, contribui para a realização de sonhos, melhora a autoestima dos participantes e vai movimentar o distrito”, destacou a gestora Flaveny ao lembrar que a ação é destinada à elevação da escolaridade de jovens, adultos e idosos.

 

Sempre disposto a buscar ações para fortalecer a Educação no município, o prefeito Eduardo Gama ressaltou durante o encontro que o programa chega a Catolezinho como uma porta de acesso à cidadania e como o despertar do interesse pelo desenvolvimento do aprendizado. “Alfabetizar não é uma tarefa fácil, porém é gratificante para quem exerce ao perceber os resultados. Um passo de cada vez será dado e tenho certeza que o trabalho desenvolvido pelos nossos alfabetizadores logo estará rendendo bons frutos”, avaliou o prefeito.

 

Ainda na cerimônia, os alfabetizadores e coordenadores receberam o seu kit de trabalho contendo uniforme, módulo e outros itens. A programação seguiu de forma intensa no sábado (16) e no domingo (17), com a capacitação dos alfabetizadores através das orientações dos facilitadores, Dinorá Ribeiro e João Paulo, que deram um verdadeiro espetáculo de conhecimento pedagógico e didático, ao apresentar todas as funcionalidades do programa. Por meio de dinâmicas de grupo, os 26 alfabetizadores e os 04 coordenadores brilharam de forma bastante participativa na execução das atividades propostas.

 

Também como parte da preparação para o inicio das atividades no distrito, na segunda-feira (18) aconteceu um encontro com a equipe do PBA tendo como objetivo organizar as turmas.

 

De acordo com a gestora do programa, as aulas vão ser iniciadas nesta terça-feira (19) e serão ministradas nas escolas da localidade e também na casa dos alunos que não dispõem de condições físicas de deslocamento, mas que desejam aprender durante os oito meses.

 

ASCOM/PMI





Últimas Notícias