Secretaria de Assistência Social
COM A REFORMA E REESTRUTURAÇÃO DO CRAS BN E OUTROS IMPORTANTES INVESTIMENTOS, ASSISTÊNCIA SOCIAL DE ITAMBÉ AVANÇA
17/08/2018

No último domingo (12), mais um investimento foi entregue à comunidade Itambeense durante a programação dos 91 Anos de Emancipação Política de Itambé.

O prefeito Eduardo Gama inaugurou a reforma e readequação das instalações do CRAS Sidney Pereira de Almeida (BN). O equipamento social passou por diversas intervenções e manutenção em toda parte estrutural, ganhou nova pintura, além de ser reequipado com novos investimentos.

Agora, a comunidade local dispõe de um espaço muito mais organizado, bonito e acolhedor para o desenvolvimento das ações educacionais, culturais e recreativas, que reforçam a construção social das famílias atendidas.

Os investimentos foram realizados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e executados pela equipe do Departamento Municipal de Obras e Urbanismo.

Uma nova história na Assistência Social de Itambé

Além da reforma das instalações do CRAS BN, a Assistência Social vem realizando uma série de investimentos e ações desde o início de 2017, que tem promovido uma verdadeira transformação nos serviços socioassistenciais prestados à população itambeense.

• Entregamos o Centro Integrado de Assistência Social Cristiano Ferreira Lopes em Catolezinho.

• Inauguramos a nova sede do CRAS Felipe Achy, devolvendo o espaço ao seu bairro de origem.

• Instalamos o Programa Bolsa Família em uma nova sede, totalmente moderna e reequipada.

• Reformamos e entregamos a nova sede do Conselho Tutelar, com um carro zero quilômetro e vários equipamentos.

• Reformamos a sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

• Entregamos um veículo zero quilômetro para atender às demandas da Assistência Social.

• Entregamos 11 moradias do Programa Minha Casa Minha Vida 2.

• Conseguimos trazer para Itambé o Programa Qualifica Bahia, que chegou para dar uma nova oportunidade aos trabalhadores resgatados de situação análoga à escravidão, através de uma parceria com a SETRE.

• Realizamos o Curso de Culinária Ancestral.

As campanhas de proteção e promoção aos direitos das mulheres, dos idosos e das crianças também fazem parte do nosso Plano de  Ação.

• Em 2017 e 2018, realizamos o projeto Faça Bonito. E neste ano, após um mês inteiro de mobilizações por toda cidade com blitz, palestras e visitas, promovemos no dia 18 de Maio uma caminhada histórica em Combate à Exploração Sexual Infantojuvenil.

• Atualmente, em outra relevante ação, convocamos toda sociedade para o combate ao trabalho infantil.

• Realizamos uma Audiência Pública em Combate à violência contra a Mulher.

• Colocamos em prática também o projeto “Respeita as Minas”.

E a ações não param por aí!

• Estamos fortalecendo cada dia mais o trabalho das Equipes Volantes da Assistência Social, que levam serviços socioassistenciais às regiões mais distantes.

• Implantamos o Programa Criança Feliz - Primeira Infância no SUAS.

• Aderimos ao Programa ID Jovem.

• Fizemos adesão ao Selo Unicef Edição 2017-2020.

• Realizamos o Projeto Caravana Social, levando serviços socioassistenciais aos distritos e povoados.

• Reforçamos as ações dentro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), com atendimento a crianças, adolescentes, mulheres, gestantes, idosos, enfim toda família!

• Estamos fortalecendo a cada dia o atendimento aos moradores do Abrigo Josefina Ferraz, oferecendo-lhes total assistência.

•  Realizamos o Projeto Caravana do Forró, abrindo a Programação Junina no município.

• Estamos dando total apoio aos eventos culturais realizado na cidade, como São João, Natal e outras datas comemorativas.

Estamos investindo também na qualificação dos nossos profissionais!

• Realizamos a 1ª e 2ª Capacitação Técnica para os Trabalhadores do SUAS.

• Promovemos uma importante Capacitação para Conselheiros Tutelares.

• Fizemos o 1º Planejamento Pedagógico Social.

• Realizamos a VII Conferência Municipal de Assistência Social.

• Promovemos a 1ª Audiência Pública do Conselho Municipal de Assistência Social.

É a Secretaria de Assistência Social trabalhando de mãos dadas com a comunidade!