W3C

Em conformidade com:

Secretaria de Educação
EDUCAÇÃO DE ITAMBÉ AVANÇA NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO REFERENCIAL CURRICULAR DO MUNICÍPIO
28/07/2020

A Prefeitura de Itambé, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), já iniciou o processo de elaboração do Referencial Curricular do município, tendo como base o Documento Curricular Referencial da Bahia, contemplando as adaptações e contextualizações locais.

O Referencial Curricular é um documento orientador que visa estabelecer conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica, direcionando a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

O processo foi iniciado com a adesão de Itambé ao Programa de Elaboração Curricular dos municípios Baianos, ofertado pela Undime em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Itaú Social, com o apoio da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação.

Na etapa atual, o município de Itambé avança na construção da escrita dos textos sobre as modalidades da Educação (Escola Indígena, Educação Escolar Quilombola, Educação do Campo, Educação Especial, Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas, e EPJAI); Temas Contemporâneos, Integradores e Intercurriculares; além de Projeto de Vida.

O secretário municipal de Educação, Josemar Mendes, explica que a elaboração do Referencial Curricular faz parte das ações da gestão do prefeito Eduardo Gama com o objetivo de oferecer cada vez mais uma educação pública de qualidade e inclusiva com a participação de toda a comunidade escolar.

De acordo com o secretário, o Comitê do Município para elaboração do referencial conta com a participação de representantes da rede particular, universidade, rede estadual, além de professores, funcionários, coordenadores da Smec e da APLB.

O secretário ainda informa que a organização pedagógica do projeto tem como foco a orientação à distância de todo processo, com a utilização de ferramentas e recursos tecnológicos que permitam um diálogo constante para acesso aos materiais orientadores, esclarecimento de dúvidas e aprofundamento de estudos. O trabalho tem sido desenvolvido através de redes sociais e plataformas de comunicação, lives, material de estudo e orientação.

Entre as ações das próximas etapas, estão:  análise e sistematização dos textos, formatação da proposta de Referencial Curricular e encaminhamento para o Conselho Municipal de Educação. Dando continuidade ao processo, a proposta seguirá para aprovação do Conselho Municipal de Educação e será finalizada com a homologação pela Secretaria Municipal de Educação.

Ascom/PMI

Autor: