Educação e Cultura
Educandário Cristo Rei comemora o sucesso do Projeto Interdisciplinar: Afro-Brasileira, “Preto é Cor, Negro é Raiz”
02/12/2021

Em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, o Educandário Cristo Rei promoveu, em parceria com o Grupo Artes Cênicas, o Projeto Interdisciplinar: Afro-Brasileira, “Preto é Cor, Negro é Raiz”.

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Itambé, o evento aconteceu nos dias 29 e 30 de novembro e teve ampla participação de estudantes, pais, professores e membros da comunidade em geral.

Durante o encontro, o público pôde acompanhar uma diversificada programação, que contou com apresentação de Voz & Violão; Roda de Capoeira; Desfile "Beleza Negra”; Sala de Cinema com o Filme: "Besouro"; Instalação: "Negro, Raíz da Liberdade"; Performance de Dança: "Dor na Cor da Pele", entre outras ações.

Na oportunidade, houve uma exposição cultural que destacou os elementos da cultura afro-brasileira. O momento foi acompanhado de perto pelo vice-prefeito Bruno Lopes e pela secretária municipal de Educação Mailza Nunes Soares.

De acordo com os organizadores, que avaliaram positivamente o encontro, a intenção foi despertar entre os alunos e demais representantes da comunidade escolar uma reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e sobre a influência e a importância dos povos africanos na formação cultural do país.

O Dia Nacional da Consciência Negra homenageia e resgata as raízes do povo afro-brasileiro. A data comemorativa foi criada em 2003, até ser oficialmente instituída em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. Ela coincide com o dia 20 de novembro de 1695, dia da morte de Zumbi dos Palmares, grande líder da resistência negra e da luta pela liberdade.

“Sejamos gratos às pessoas que nos fazem felizes. Eles são os jardineiros encantadores que fazem nossas almas florescerem”. Citando Proust, a Diretora Fabrícia Trancoso, por intermédio da Coordenação Pedagógica, agradeceu a todos os alunos, pais e responsáveis, professores, funcionários, colaboradores e comunidade que deram a oportunidade de executar com grandeza e aprendizado o Projeto Cultura Afro-Brasileira: "Preto é Cor, Negro é Raíz".

Agradecimentos do Educandário Cristo Rei a todos os profissionais envolvidos no Projeto Interdisciplinar AFRO-BRASILEIRA:

Proponente: Mateus Cerqueira

Recepção: Adilson Pissuca, Andrea Ferraz e Queila Lima

Instalação (Arte, Culinária e Religião): Dionê Lima, Dulce Alcântara, Manoel Messias, Neide Rosa, Reginaldo Chaves, Vanúzia Silva e Vera Lúcia Morais

Declamação: Celenice Oliveira

Desfile: Adriana Chaves, Cristiano Mello e Suelene Andrade

Programa: Azanias Sandes e Florismara Brito

Colaboradores: Jhordan Britto, Geovanna Britto, Marcelo Oliveira, Júlio César Pires, Víttor Gabriel Britto, Haylla Souza, Rute Machado e Alessandra Gonçalves

Convidados Especiais: Gina Cléia, Rute Machado, Eduardo Duarte e Émerson Mendes

Autor: ASCOM/PMI