Gabinete
Em emissora de rádio, Prefeito fala sobre os atuais desafios do Município
07/09/2017

Na última quarta-feira (06), o prefeito municipal de Itambé Eduardo Gama esteve numa entrevista ao vivo na emissora local de rádio, Luz FM. Priorizando a transparência e o diálogo com a comunidade, o gestor municipal esclareceu sobre a atual situação financeira do Município, e mostrou otimismo frente aos desafios.

Ao iniciar a entrevista, Eduardo abordou as dificuldades que os municípios brasileiros vêm enfrentando diante da atual política econômica do Governo Federal, que tem travado os municípios, devido aos cortes e diminuição de repasses de verbas. Para o prefeito, é uma situação difícil que penaliza sobretudo a população, já que a Prefeitura precisa conter os gastos para equilibrar as contas e não prejudicar a prestação dos serviços essenciais.

Ainda na entrevista, o prefeito lembrou-se das dívidas herdadas da gestão anterior, cujas parcelas negociadas pela atual administração vêm sendo descontadas nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), prejudicando os investimentos na cidade.

Continuando a entrevista, o prefeito falou sobre as medidas austeras que o Governo precisou adotar recentemente para não agravar a situação. Entre essas medidas, ele destacou a diminuição do próprio salário e do salário dos cargos comissionados. “A gestão municipal precisou enfrentar isso e fazer os cortes necessários”, ressaltou.

Ainda em suas considerações, Eduardo explicou que, para superar o momento, a Administração Municipal tem feito um planejamento progressivo e a Secretaria Municipal de Finanças vem adotando práticas inovadoras para ampliar a capacidade de arrecadação, como exemplo, a implantação da Nota Fiscal Eletrônica.

Também na entrevista, o gestor municipal falou sobre os recentes investimentos entregues pela Prefeitura à comunidade durante o Aniversário da Cidade: “Mesmo com as dificuldades, o Município investiu em ações que vão melhorar a qualidade de vida da população e está tocando importantes obras que em breve vão fazer diferença na vida dos moradores”.

Ao finalizar a entrevista, Eduardo deixou uma mensagem otimista: “O Governo Municipal tem um desafio e vai superá-lo, pois as expectativas são melhores para o próximo ano, já que, com o aumento populacional com a chegada de São José do Colônia, Itambé vai elevar sua categoria nos índices de cálculo do FPM”, disse o prefeito, concluindo: “Tenho certeza que a  cidade conseguir ampliar a sua capacidade de investimento e melhorar a vida das pessoas, trabalhando muito e superando todas as dificuldades, pois o compromisso da gestão municipal com a população estará sempre em primeiro lugar”.