Cultura
Em entrevista de rádio, Coordenador de Cultura de Itambé anuncia conquistas inéditas nas áreas de Cultura e Turismo
19/10/2017

A atuação da Cultura e do Turismo vem sendo fortalecida cada vez mais pela atual Gestão Municipal de Itambé. Para divulgar as ações em andamento, as expectativas de trabalho para os próximos meses e também interagir com a comunidade, sobretudo, os artistas da terra, o coordenador municipal de Cultura, Heliodório (Dorinho) Almeida, esteve na última quarta-feira (18) em entrevista na emissora local de rádio, Luz FM.

Iniciando a entrevista, o coordenador falou sobre a adesão de Itambé ao Programa Municípios Culturais do Governo do Estado e o andamento da organização do Conselho Municipal e do Fundo Municipal de Cultura. “São ações imprescindíveis com a finalidade de organizar e formalizar a Cultura local para que o município esteja apto a receber os recursos e, assim, os nossos artistas sejam beneficiados”, esclareceu.

Outro ponto abordado por Dorinho Almeida foi a inclusão de Itambé no Mapa do Turismo Brasileiro, após o município aderir este ano ao Programa de Regionalização do Turismo do Governo Federal. “Como resultado dessa adesão, nosso município alcançou em outubro a classificação D, ou seja, a partir do próximo ano Itambé já pode conseguir recursos na área. O prefeito estará autorizado, por exemplo, a buscar emendas parlamentares para investir no turismo local”, comemorou.

Ainda como fruto da adesão ao Programa de Regionalização do Turismo, o coordenador pontuou mais duas conquistas. Uma delas são 60 bolsas de estudo para cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os cursos serão oferecidos através do Colégio Estadual Polivalente de Itambé e do Centro Educacional Gilberto Viana.

A outra conquista divulgada pelo coordenador é a realização, no  próximo ano, dos Jogos Quilombolas na comunidade da Pedra, através do incentivo do Governo do Estado. “Para essa ação, deve ser montado um campo de futebol na comunidade e será oferecida toda estrutura necessária para o desenvolvimento dos trabalhos, além disso, os moradores serão beneficiados com vários cursos”, explicou Dorinho.

Finalizando a entrevista, o coordenador falou sobre o reconhecimento do município pelas demais esferas de governo e destacou o apoio que a Prefeitura vem dando aos artistas locais, nas mais diversas vertentes artísticas. “Diante do interesse e empenho da gestão do prefeito Eduardo Gama, hoje o município de Itambé já é visto com outro olhar pelos gestores de Cultura das demais esferas de Governo”, mencionou o coordenador, concluindo: “Nosso artistas são reconhecidos lá fora e isso é motivo de orgulho para todos nós. Precisamos agora da união de todos, para buscar a organização e poder fortalecer ainda mais a Cultura de Itambé”.