Secretaria de Educação
ENCONTRO DE FORMAÇÃO FORTALECE A ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MUNICÍPIO DE ITAMBÉ
23/10/2019

Com o tema “Caminhos para o enriquecimento da ação docente”, a Secretaria Municipal de Educação de Itambé (Smec), através da Coordenação da Educação Especial, realizou na última terça-feira (22) um Encontro de Formação voltado aos professores das Salas de Recursos Multifuncionais e mediadores escolares.

Explanando o tema principal, o evento foi aberto com uma palestra da Coordenadora da Educação Especial, Marbely Mendes. Na oportunidade, ela destacou que é fundamental que a formação continuada esteja conectada ao cotidiano escolar. Dessa forma, as práticas educacionais desenvolvidas promoverão a inclusão na escola regular de todos os alunos com deficiência.

“Além de aprender a adaptar o planejamento e os procedimentos de ensino, é preciso que os educadores olhem para as competências dos alunos, e não apenas para suas limitações. Todos os estudantes são diferentes e suas necessidades educacionais poderão requerer apoio e recursos diferenciados”, observou Marbely.

Dando seguimento à programação, a professora, pedagoga e intérprete de libras, Carmem Teixeira, apresentou a palestra “Libras no contexto escolar”.  Conforme a palestrante, a utilização da língua de sinais vem sendo reconhecida como caminho necessário para uma efetiva mudança nas condições oferecidas pela escola no atendimento aos alunos surdos, por ser uma língua viva, produto de interação das pessoas que se comunicam.

Um dos momentos mais emocionantes do encontro foi uma linda e criativa homenagem alusiva ao Dia do Professor, oferecida através de uma música interpretada em libras e da apresentação de uma coreografia, que contou com a participação dos alunos das salas de recursos multifuncional: Luane, Patrícia, Ana Lívia, Davi, João Gustavo e Giovanna, filha da Coordenadora Marbely.

Fechando com êxito a programação, foram entregues lembranças e rosas, como forma de reconhecer o importante trabalho dos profissionais que atuam na Educação Especial.

Conforme a secretária de Educação, Alecciene Gusmão, que também esteve acompanhando o encontro, a formação continuada é uma importante ação que fortalece o Atendimento Educacional Especializado e possibilita aos profissionais planejar estratégias que permitam à criança o desenvolvimento dos conteúdos e a interação com as demais atividades escolares.

Ascom/PMI