Educação
Escola Aparício do Couto Moreira realiza Conferência de Meio Ambiente e coloca em pauta o uso consciente da água
16/04/2018

“Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”. Baseada neste tema, a Escola Municipal Dr. Aparício do Couto Moreira realizou na última sexta-feira (13), a 1ª Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, como etapa preparatória para a III Conferência Estadual e a V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.

O encontro contou com a participação de representantes do poder público e sociedade civil, tendo como objetivo mobilizar crianças e adolescentes para promover a reflexão sobre o uso consciente da água, além de estimular a proposição de ações com a participação da comunidade dentro da temática socioambiental.

De acordo com a diretora da unidade, Sara Mendes, os alunos desenvolveram projetos com base em três problemáticas. Uma delas, a situação do Rio Verruga; outro eixo destacou o cuidado com as nascentes; e o terceiro ponto discutido, e um dos mais relevantes conforme a diretora, foi  como evitar o desperdício da água na escola.

“As discussões nasceram primeiramente do cuidado que devemos ter dentro da própria casa e do  ambiente escolar. Nós estamos cuidando da escola, estamos passando isso para os alunos para que eles possam ser os semeadores das ideias  tanto em casa,  como no bairro, junto com a comunidade”, explicou a diretora.

Além da Escola Dr. Aparício do Couto Moreira, outras unidades do município também estão realizando as suas Conferências. A convocação foi feita pelo prefeito municipal Eduardo Gama através do Decreto nº 039, de 28 de março de 2018.  De acordo com o prefeito, a intenção é fortalecer a Educação Ambiental nos Sistemas de Ensino do Município.