Manual de navegação logo

Manual de navegação

Acessibilidade logo

Acessibilidade

Fale conoscobat-papo

Fale conosco

  • *Campos obrigatórios
  • Ao iniciar um contato, você concorda com a Política de privacidade

  • ...Ou se preferir

  • Ligue para nós

    (77) 3432-1112

  • E-mail

    prefeitura@itambe.ba.gov.br

  • Ou seja atendido presencialmente

    Segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 18h.

    Praça Osório Ferraz, Nº 01 - Centro

  • Outros meios de contato

Em conformidade com:

Saúde
Governo e sociedade discutiram o “Acesso à saúde e seus desafios” na 6ª Conferência de Saúde
05/08/2017
A Prefeitura de Itambé, através da Secretaria de Saúde, e o Conselho Municipal de Saúde realizaram na última sexta-feira (04) a 6ª Conferência Municipal de Saúde e a 1ª Conferência de Vigilância em Saúde.
O encontro aconteceu no Auditório do Centro Educacional Gilberto Viana e colocou em pauta os seguintes temas: “O acesso à Saúde e seus desafios” e “Vigilância em Saúde: Direitos, conquistas e defesa de um SUS público de qualidade”. Na plateia, estavam conselheiros de saúde, agentes de saúde, representantes da comunidade e vários outros profissionais da área.
O evento foi aberto com  leitura do Regimento Interno. Em seguida, aconteceram os pronunciamentos com a participação da secretária de Saúde Arianna Santana; dos vereadores Bruno Lopes e Janevaes (Aju) Moreira; do vice-prefeito José Moura (Bita) Gusmão, que também estava representando o prefeito municipal Eduardo Gama; além da representante do Conselho de Saúde Elenice Brito, da coordenadora da Vigilância Epidemiológica Ercélia Batista e da Diretora da Atenção Básica Angelick Morais.
Na oportunidade, todos destacaram a importância de reunir a sociedade nas discussões, fazendo deste, um espaço democrático para efetivar a politica de Assistência à Saúde no âmbito municipal.
Após os pronunciamentos, a primeira palestra abordou o tema central  “O acesso à Saúde e seus desafios”, sob a apresentação da enfermeira e especialista em Saúde Coletiva, Rosimeire de Almeida Gigante. Em seguida, foi a vez da palestra sobre “Vigilância em Saúde”, apresentada pela enfermeira, especialista em Saúde Pública e Saúde do Idoso, Mara Neci Santana.
No segundo momento da Conferência, foram promovidas as discussões dos eixos temáticos, com a elaboração e aprovação das propostas que serão encaminhadas para a Conferência Estadual e, posteriormente, à Nacional.
De acordo com a secretária Arianna, a Conferência Municipal foi um espaço importante para conhecer as necessidades da população e principalmente buscar de forma conjunta a construção de um Sistema Público de Saúde muito mais participativo.
“Hoje Itambé cumpriu mais um dever em prol da Saúde Pública e temos certeza que as propostas aqui aprovadas vão contribuir para o fortalecimento da gestão dos serviços locais”, destacou.
 


Autor: ASCOM/PMI