ITAMBÉ AMPLIA ENCAMINHAMENTO DE PACIENTES À REDE DE ALTA COMPLEXIDADE

Terça, 16 de Outubro de 2018

Secretaria Municipal de Saúde

As ações na área da Saúde têm sido um diferencial na gestão do prefeito Eduardo Gama. E, um dos trabalhos que vêm sendo priorizados, é o encaminhamento de pacientes à Rede de Atendimento de Média e Alta Complexidade, através da pactuação com outros municípios.

Só nas últimas semanas, a Saúde Municipal conseguiu encaminhar a Itabuna nove pacientes para procedimentos, entre eles, avaliação para cirurgia de catarata e exames de densitometria óssea.

Além dessas ações, o Município tem conquistado o acesso a outros serviços como biopsia, cintilografia óssea, ressonância, tomografia, cintilografia miocárdica, cintilografia da tireoide com base de iodo, punção da mama, cirurgias para retirada de nódulos e tumores, entre outros procedimentos.

Conforme a secretária de Saúde Norma Gama, o encaminhamento dos pacientes é determinado pela Programação Pactuada, que consiste em um planejamento onde o SUS define a quantidade de cotas mensais para cada município.

O prefeito afirma que Itambé faz um planejamento cuidadoso para estabelecer os fluxos assistenciais das redes regionalizadas. “É um desafio, pois a procura é grande, mas estamos trabalhando para ampliar esse atendimento. E já temos algumas conquistas, como é o caso das cirurgias de catarata, cuja cota era de sete pacientes e conseguimos aumentar para onze”, informou Eduardo.

Segundo o funcionário que coordena os encaminhamentos, Aju Moreira, nos últimos meses cerca de 60 procedimentos de alta complexidade foram oportunizados, onde os beneficiários receberam o acompanhamento necessário, além do transporte de ida e volta. Tudo oferecido sem custos pelo Município.

“Além dos procedimentos conseguidos de forma gratuita, a Prefeitura tem firmado parcerias com clínicas da região para oferecer vários tipos de exames através de pagamento de taxas, o que também tem facilitado o acesso ao diagnóstico e tratamento a várias pessoas”, informou.