Manual de navegação logo

Manual de navegação

Acessibilidade logo

Acessibilidade

Fale conoscobat-papo

Fale conosco

  • *Campos obrigatórios
  • Ao iniciar um contato, você concorda com a Política de privacidade

  • ...Ou se preferir

  • Ligue para nós

    (77) 3432-1112

  • E-mail

    prefeitura@itambe.ba.gov.br

  • Ou seja atendido presencialmente

    Segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 18h.

    Praça Osório Ferraz, Nº 01 - Centro

  • Outros meios de contato

Em conformidade com:

Trânsito
Itambé comemora o sucesso da 1ª Semana da Conscientização no Trânsito
23/09/2022

Com o tema “No trânsito, o sentido é a vida”, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), realizou em Itambé, entre os dias 20 e 23 de setembro, a 1ª Semana da Conscientização no Trânsito. 

 

 

As atividades foram abertas na terça-feira (20), com uma barreira educativa montada na entrada da cidade. No local, as equipes promoveram, durante toda semana, orientações com distribuição de panfletos e adesivos, além de serviços de saúde, como teste de glicemia, aferição de pressão arterial e aplicação de vacina.

 

As ações seguiram na quarta (21) com uma entrevista na Rádio Luz FM, onde estiveram presentes, o representante da polícia militar Sargento Souza, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Ercélia Batista, o representante da Guarda Civil Municipal Renildo Silva Oliveira, e a coordenadora do SAMU, Amanda Fernandes.

 

 

Na noite de quinta (22), as atividades avançaram com uma ação educativa na Câmara de Vereadores. O encontro teve palestras com a participação de trabalhadores do setor de transporte público e privado, secretários municipais e representantes de várias instituições ligadas ao trânsito e clubes de ciclismo.

 

 

Os temas abordados na ocasião foram: “Direção Defensiva”, com Jair Florentino; “Apresentação de dados de acidentes de trânsito no município”, com Ercélia Batista; e “Atendimento às vítimas de acidentes”, com Amanda Fernandes.

 

Fechando com chave de ouro a programação, na manhã desta sexta (23), foi realizada uma blitz educativa. A mobilização saiu da barreira educativa da entrada da cidade, em direção à Praça Osório Ferraz. O momento contou com o envolvimento de todas as secretarias municipais, Câmara de Vereadores, dos clubes de ciclistas IBC e Kalungas, Polícias Militar e Civil, Guarda Municipal, além de representantes da comunidade.

 

De acordo com o secretário de Saúde, Valdeci Porto, foi uma semana bastante proveitosa com ampla participação a comunidade. “O objetivo foi reforçar as orientações para que cada cidadão promova um trânsito mais seguro. A cidade está quase toda asfaltada e, diante disso, a atenção de todos precisa ser redobrada”, destacou o secretário. 

 

Para Ercélia Batista, a programação foi um grande sucesso. “Muito bom ver a participação da sociedade. As ações educativas, as palestras na Câmara, enfim, cada ação superou todas as expectativas. A nossa intenção continuará sendo promover um trânsito mais humanizado”, ressaltou. A coordenadora do SAMU também avaliou positivamente e agradeceu o apoio: “A comunidade e a administração abraçaram o nosso projeto. Agradecemos a todos por essa parceria que salva vidas”, comemorou Amanda Fernandes.



Autor: ASCOM/PMI