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Numa iniciativa inovadora da gestão do prefeito Eduardo Gama, a Guarda Civil Municipal passou a oferecer à população desde 2017 o número de atendimento de emergência 153 e, no final de 2018, o atendimento também através do aplicativo WhatsApp por meio do número (77) 9 9913-6583.
Conforme o comandante da Guarda Civil Municipal, GCM Gilberto Leite, o serviço 153 recebe ligações de telefone fixo, telefone público ou celular gratuitamente, 24 horas por dia. Ele informa que, entrando em contato com a Central de Comando e Controle, os cidadãos podem pedir socorro em situações de emergência, fazer denúncias de vandalismo, entre outras situações.
De acordo com o prefeito municipal Eduardo Gama, a implantação do telefone 153 faz parte de um planejamento estratégico da Prefeitura para reforçar a Segurança Pública Municipal e ampliar o atendimento à população. “Após a instalação do serviço, os trabalhos da Guarda Municipal foram otimizados e a população consegue ter uma resposta mais rápida”, destacou o prefeito.
O número 153 é usado nacionalmente pelas Guardas Municipais e funciona de acordo com a Lei Federal nº 13.022, de 8 de abril de 2014. Itambé se destacou entre vários municípios, sendo o segundo município da Microrregião a implantar o atendimento.
Para reforçar ainda mais a segurança, paralelo à implantação do 153, a gestão do prefeito Eduardo Gama também criou o Núcleo de Inteligência e Planejamento e Estatística (NIPE).
“Sem dúvida é mais uma iniciativa que vem dando certo. O objetivo foi integrar as atividades de inteligência de segurança no âmbito municipal em conjunto com outros órgãos, além de promover a coleta e análise de dados de segurança para alinhar a atuação do serviço operacional”, explicou o prefeito.
ASCOM/PMI