MERENDA ESCOLAR DE QUALIDADE É PRIORIDADE NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ITAMBÉ

Sexta, 05 de Outubro de 2018

Secretaria de Educação

Um cardápio equilibrado e variado faz parte da rotina dos estudantes da Rede Municipal de Ensino de Itambé.

 

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, tem investido em constantes melhorias na merenda escolar para que as refeições servidas diariamente sejam saudáveis, balanceadas, saborosas e contenham todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento dos alunos.

 

Conforme a secretária de Educação, Alecciene Gusmão, a merenda é distribuída nas Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil da sede, distritos e zona rural, e faz parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), gerenciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

 

A secretária explica que o Programa é acompanhado e fiscalizado diretamente pela sociedade, por meio do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), como também pelo FNDE, Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria Geral da União (CGU) e Ministério Público. “Para termos um controle ainda maior, o município disponibiliza duas nutricionistas que cuidam de todo processo, desde a escolha das refeições até a sua distribuição”, afirmou a secretária.

 

De acordo com a coordenadora da Merenda Escolar, Bárbara Fernandes, todo processo de execução da alimentação dos estudantes começa com a definição do cardápio, que é ser elaborado por uma nutricionista habilitada e segue um rigoroso padrão de qualidade.

 

A coordenadora explica que, além da preocupação com a variedade dos produtos servidos, é necessário garantir que esta alimentação tenha um alto valor nutritivo, conforme as exigências da legislação. “O nosso município atende todas as determinações do FNDE e, entre elas, está a aquisição de parte dos gêneros alimentícios, como frutas, legumes e verduras, diretamente da Agricultura Familiar”, informou.

 

Ainda segundo a coordenadora, além de uma variada quantidade de vegetais, o cardápio também contém refeições como mingau de tapioca, sopa de aipim, biscoito com achocolatado, iogurte, biscoito com café com leite, farofa de feijão, entre outros alimentos. “Além de nos preocuparmos com a variedade, todo processo de armazenamento, manipulação e entrega é feito com total controle”, explicou a coordenadora.

 

Para o prefeito Eduardo Gama, garantir que alimentos de qualidade cheguem às escolas é um compromisso. “Priorizamos a questão da merenda escolar com transparência e responsabilidade, pois sabemos a importância de uma alimentação saudável para o desenvolvimento, aprendizagem e rendimento dos alunos”, afirmou o prefeito.

 

ASCOM/PMI





Últimas Notícias