Saúde
Poder público e sociedade civil se unem em prol da Santa Casa de Misericórdia de Itambé
10/04/2018

Unir esforços em favor do fortalecimento e do pleno funcionamento da Santa Casa de Misericórdia de Itambé (Hospital São Sebastião). Com esse objetivo a Câmara Municipal de Vereadores e a Santa Casa de Misericórdia realizaram na última sexta-feira (06) uma Audiência Pública com a participação de representantes poder público e da sociedade civil.

Entre as autoridades presentes, estava o prefeito de Itambé, Eduardo Gama; o vice-prefeito de Itambé, José Moura Gusmão (Bita); o prefeito de Ribeirão do Largo, Herbert Gonçalves (Rebinha); o deputado federal Daniel Almeida; o deputado estadual Fabrício Falcão; os vereadores Sivaldo (Ceçula) de Abreu (Presidente do Legislativo), Janevaes Moreira (Aju), Eildo Pereira (Chau), Carlos Andrade, Paulo Rucas e Rodrigo Alves; o provedor da Santa Casa de Misericórdia, Carlos Alberto Silva; o administrador da Santa Casa, Felipe Campos; o venerável da Loja Maçônica de Itambé, Fábio Araújo; a secretária municipal de Saúde, Norma Gama; o representante da Igreja Católica, Pe. Alessandro Mendonça Nonato; além da representante da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab).

Ao abrir os trabalhos, o presidente do Legislativo apontou o principal objetivo do encontro que é buscar soluções conjuntas para o funcionamento do hospital e ressaltou que foi uma iniciativa da Câmara Municipal, da Santa Casa de Misericórdia e da Loja Maçônica. Em seguida, o provedor da Santa Casa apresentou as principais dificuldades enfrentadas atualmente pela instituição, destacando que a intenção das discussões não é apontar culpados, mas sim buscar meios para resolver um problema que já se arrasta há décadas. Conforme o provedor, com o passar dos anos, as despesas da Santa Casa só vêm aumentando e as receitas estão cada vez menores.

Ao se pronunciar sobre o tema, o prefeito Eduardo Gama falou sobre a importância da união de todos para o enfrentamento da situação financeira da Santa Casa e destacou que o Município já está buscando todas as formas possíveis para superar as questões burocráticas. Conforme o prefeito, um dos passos já foi dado pelo Município na última semana, ou seja, a assinatura da Lei nº 215, de 27 de março de 2018, que autoriza o Município a celebrar convênio com a Santa Casa de Misericórdia de Itambé.

“Eu como gestor tenho obediência a todos os trâmites legais para que esse pleito seja ser feito de maneira efetiva. Assim, a assinatura da Lei permite que o Município celebre convênio com a instituição para apoiar o seu funcionamento, dentro dos parâmetros legítimos”, explicou o prefeito, informando que atualmente a Prefeitura disponibiliza ao hospital as ambulâncias necessárias ao atendimento diário e arca com todas as despesas de motoristas e combustível.

Ao finalizar, o prefeito ressaltou que já esteve em reunião com a secretária de Saúde Norma Gama para discutir todas as possibilidades de apoio ao hospital e afirmou: “Vamos lutar de todas as formas para buscar canalizar recursos para a Santa Casa que é uma instituição respeitada e reconhecida pela sua responsabilidade e compromisso com a Saúde. É um propósito que temos e vamos lutar para alcançá-lo. Além disso, a comunidade não pode ser penalizada com essa situação”, avaliou o prefeito.

No decorrer da reunião ao fazer seus pronunciamentos e responder aos questionamentos do público, as autoridades presentes foram unânimes e firmes ao declarar apoio na luta pelo pleno funcionamento do Hospital e agradeceram a sociedade civil por também abraçar esta causa.

Após audiência, o presidente do Legislativo, Ceçula Abreu, fez uma avaliação: “Me senti emocionado ao ver o plenário lotado e saber que a população estava acompanhando as discussões tanto na praça, como por meio da emissora de Rádio. Me sinto abençoado em fazer parte de um momento como esse, onde diferenças políticas e pessoais foram deixadas de lado e todos deram as mãos em prol de uma luta que entrará para a história de Itambé”, destacou o presidente.