Agricultura e Meio Ambiente
PREFEITO PARTICIPA DA 9ª FEIRA BAIANA DE AGRICULTURA FAMILIAR E REFORÇA COMPROMISSO COM O DESENVOLVIMENTO RURAL
03/12/2018

Itambé foi representado no maior evento da agricultura familiar do Brasil, a 9ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que aconteceu em Salvador, paralelo à 31ª Fenagro. Ao participar, juntamente com representantes da agricultura familiar de Itambé, o prefeito Eduardo Gama reforçou o compromisso do Município com o desenvolvimento rural local.

Com o tema “Mulher Rural”, o evento homenageou as mulheres que trabalham no campo, que vêm dando cara e forma para um rural mais humano, inclusivo e produtivo. “Por trás de toda produção, tem uma história de trabalho, luta e empoderamento das mulheres. Dessa forma, estamos orgulhosos por ter levado o nome de Itambé e o trabalho das mulheres do campo a este evento”, ressaltou o prefeito.

Acompanhado do secretário municipal de Agricultura, Marcos Santos, e assessores, o prefeito também participou de simpósios e oficinas. Conforme Eduardo, um dos momentos mais enriquecedores da Feira foi a Oficina de Planejamento e Gestão de Secretarias Municipais de Agricultura, onde foi apresentado o Sistema de Gestão Municipal Rural, uma ferramenta desenvolvida para organizar o planejamento, a execução, o monitoramento e a avaliação das ações na área.

“A ferramenta é mais uma etapa do processo de qualificação da gestão municipal, voltada para o Serviço de Apoio à Agricultura Familiar”, informou o prefeito, destacando que inicialmente, os secretários e gestores municipais foram orientados a desenvolverem programas para a agricultura familiar no âmbito do Plano Plurianual (PPA) e, depois, proporem a formatação de leis orçamentárias anuais para possibilitar o cumprimento das metas.

“Temos hoje um instrumento com a possibilidade de organizar as políticas para a Agricultura. Saímos deste evento com muito mais conhecimento e estratégias para o futuro, a fim de potencializar o nosso trabalho”, avaliou.

Além da Oficina, o prefeito e assessores participaram da Conferência Estadual dos Territórios e o assessor da secretaria de Agricultura, Isaac Sales, esteve na reunião do Conselho de Acompanhamento do Plano Plurianual (Capa) e eleição do Condeter.

A programação da Feira Baiana de Agricultura Familiar e Economia Solidária foi promovida pelo Governo Estadual, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes).