Educação
Reunindo autoridades e comunidade escolar, UEMC Gilberto Viana realiza Solenidade de Entrega da Boina
16/05/2022

Marcada por muita emoção e pelo fortalecimento do sentimento cívico, a Unidade Escolar Municipal Conveniada (UEMC) Gilberto Viana realizou, no último sábado (14), a Solenidade de Entrega da Boina aos 216 estudantes matriculados em 2022.

A cerimônia ocorreu na quadra da Unidade, que estava cuidadosamente preparada para o momento, e reuniu autoridades militares e civis, direção pedagógica e disciplinar da UEMC, professores, funcionários e familiares.

Entre as autoridades presentes estava o comandante da 8ª CIPM/Itapetinga, Major PM Vandilson Araújo; a diretora Pedagógica, Marbely Mendes; o diretor Disciplinar, SubTenente Washington Anjos; o coordenador disciplinar, Sargento PM José Cláudio Silva; o Comandante  do 3º Pelotão da PM, Subtenente Netércio Nery; a coordenadora pedagógica, Ana Lúcia Bittencourt; o vice-prefeito, Bruno Lopes; a vereadora, Ivana Lopes; a secretária de Educação, Mailza Nunes; o secretário de Administração, Edmilson Nery; e o secretário de Saúde, Valdeci Porto; e o superior da Comunidade Religiosa Vocacionista, Pe. Antônio Figueiredo.

A programação foi aberta oficialmente com a apresentação da Escola ao Major PM Vandilson Araújo, responsável por presidir a solenidade. O Ato prosseguiu com a execução do Hino Nacional, a leitura da mensagem a diretora pedagógica, a condução do Pavilhão Nacional, o Juramento de Honra feito pelos alunos, a Entrega da Boina e a leitura do Boletim Interno Especial feita pelo diretor disciplinar. A programação solene foi acompanhada pela apresentação do pianista Ramon Dias e da cantora Rebeca Dias.

Dando seguimento à solenidade, a secretarios Edmilson e Mailza fez um pronunciamento, em nome do prefeito municipal Candinho Araújo. Em seguida, foi executado o Hino da Bahia, encerrando a solenidade com a apresentação da Unidade Escolar ao Major Vandilson Araújo.

A Cerimônia da Boina materializa a fraternidade, estabelecendo um marco na vida dos estudantes, que iniciam um compromisso com a disciplina, o respeito e o aprendizado. A boina representa a proteção do jovem em formação e é uma das marcas da segurança propiciada pela Escola Militarizada, que acolhe o aluno para garantir educação diferenciada.