Secretaria Municipal de Saúde
SAMU 192: ITAMBÉ AVANÇA NO ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA. CONFIRA COMO FUNCIONA O SERVIÇO E EM QUAIS SITUAÇÕES ACIONÁ-LO
05/02/2020

O compromisso da Prefeitura de Itambé com a Saúde está presente todos os dias na vida da população. E, no atendimento de urgência e emergência, o SAMU 192, vem fazendo toda diferença.

O serviço funciona 24 horas por dia, com a atuação de uma equipe altamente preparada para responder imediatamente às solicitações da comunidade.

Reestruturado pela gestão do prefeito Eduardo Gama, o SAMU tem recebido investimentos importantes desde 2017, como uma nova ambulância, capacitação do quadro profissional, além de melhorias na estrutura física de sua base.

Saiba como funciona o serviço

O atendimento do SAMU começa a partir de uma chamada de emergência ao 192. A ligação é atendida primeiramente em Vitória da Conquista e, após as primeiras orientações prestadas, o atendimento é direcionado à base de Itambé.

Por isso fique atento!  Se precisar ligar para o SAMU 192, passe o máximo de informações possíveis ao atendente e fique próximo à vítima até a chegada da ambulância.  O serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana.

A equipe de Itambé é composta por um técnico de enfermagem e um condutor-socorrista, profissionais altamente preparados para atender com qualidade a nossa população.

Responda com atenção ao atendente

Precisamos de todas as informações para chegar o mais rápido possível até ao local da chamada. Por isso, responda de forma objetiva e clara:

1 – O motivo da ligação.

2 – O seu nome.

3 – É parente da vítima? Amigo? Precisamos entender quem você é, pois, quanto mais próximo da vítima, mais fácil responder por exemplo se ela é cardiopata, se tem diabetes ou pressão alta.

4 – De onde você está falando? O SAMU 192 está presente em 94 municípios da nossa região. Precisamos realmente saber a sua cidade!

5 – Informe o endereço: rua, número, bairro e ponto de referência.

Quando chamar o SAMU 192

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência deve ser acionando em casos de:

Acidentes / traumas com vítimas

Choque elétrico

Falta de ar intensa

Suspeita de infarto ou AVC

Afogamento

Engasgo

Intoxicação

Queimaduras graves

Trabalho de parto em que haja risco de morte para a mãe ou para o feto

Urgência psiquiátrica

Crises hipertensivas

Dores no peito de aparecimento súbito

Agressão por arma de fogo ou arma branca

Crises convulsivas

Além de outras situações de emergência com risco de morte, sequelas ou sofrimento intenso.

Fique atento!

Para que o serviço possa priorizar o atendimento aos pacientes que apresentam risco de morte, sequelas ou sofrimento intenso, o SAMU 192 não deve ser acionado em casos de:

Febre

Dores crônicas

Vômito

Diarreia

Dor de dente

Trocas de sonda

Entorses

Cólicas renais

Transporte de pacientes para consulta médica ou exames

Transferência sem regulação médica prévia

Nestes casos, e em todos os casos que não haja caracterização de urgência, o paciente deverá ser encaminhado ao hospital ou ao posto de saúde mais próximo.

Ascom/PMI