SÃO JOÃO DE ITAMBÉ FICA MARCADO NA MEMÓRIA CULTURAL DO MUNICÍPIO PELA BELEZA, ORGANIZAÇÃO E GRANDE PARTICIPAÇÃO POPULAR

Segunda, 25 de Junho de 2018

Cultura

Pelo segundo ano consecutivo a Prefeitura Municipal de Itambé apostou no São João tradicional, onde a segurança e a mais autêntica programação junina fossem priorizadas. E o resultado da festa não poderia ser outro: O São João 2018 foi um sucesso absoluto e ficou marcado na memória cultural do município pela beleza, organização e grande participação popular.

 

Entre os dias 21 e 24 de junho, a Praça San Filli se transformou no Circuito do Forró e uma multidão acompanhou cada minuto da programação, que contou com a animação de grandes atrações.

 

A ornamentação foi um destaque a parte. Com o tema “Oxente, o hexa é da gente”, o grande arraial também foi o cenário da torcida brasileira. A tradicional Barraca da Recepção cedeu espaço para o Estádio “Novo Tempo, Nova História” e cada detalhe da praça lembrou o Mundial da Rússia e a busca da Seleção Brasileira pelo Hexa Campeonato, sem deixar de lado as características da cultura nordestina. Um show de criatividade, idealizado pela Coordenadoria Municipal de Cultura.

 

Abrindo oficialmente os festejos no dia 21 de junho, quem fez a poeira subir no circuito do forró foram atrações de tirar o chapéu: Os Kapinguinés, França (ex-Mastruz com Leite) e Beijo Apimentado. Da batida romântica ao autêntico forró pé de serra, ninguém conseguiu ficar parado.

 

Na segunda noite de festa, a Praça San Filli ficou pequena pra tanta alegria. Um grande público se divertiu e arrastou o pé ao som de Forró Pegada, Sela Rasgada e o renomado cantor Edigar Mão Branca, uma das atrações mais aguardadas da festa, que trouxe em seu repertório o forró tradicional e colocou os forrozeiros de plantão no embalo do “dois pra lá e dois pra cá”.

 

A programação esquentou ainda mais no dia 23 com Farra da Diva, Gilvan da Paraíba e Acácio o “Ferinha da Bahia”.  E, fechando o São João 2018 com chave de ouro, o palco da Praça San Filli recebeu no domingo (24) Lelé Bahia e Real Furacão.

 

A programação foi diversificada e extensa, além dos artistas que comandaram do palco o arrasta-pé, a praça recebeu o Desfile de Quadrilhas Juninas das Escolas Municipais, Projetos Sociais, Centro Educacional Gilberto Viana, Centro Educacional Enoy Ferraz Trancoso e Quadrilha XMC. A festa também contou com a escolha das Rainhas do São João das Secretarias de Educação e de Assistência Social.

 

Além de toda beleza da festa e a animação do público, o São João de Itambé foi marcado, sobretudo pelo estratégico esquema de segurança, que contou com o reforço da Guarda Civil Municipal, da Polícia Militar e CIPE Sudoeste, também com o apoio da Policia Civil; como também a colaboração do Conselho Tutelar e da Secretaria Municipal de Saúde que colocou à disposição seus profissionais e uma ambulância de plantão durante as quatro noites de folia.

 

No distrito de Catolezinho, a alegria dos festejos juninos não foi diferente. Moradores e visitantes curtiram muito forró ao som de atrações como Os Kapinguinés, Bruno Brasil, Tony Oliver, Lelé Bahia, Musical DLyra, Ivan Alves, Boing dos Amantes, Zé de Sula, Gilvan da Paraíba e a atração mais esperada de todos os tempos, o Forró Arriba Saia, que levou uma multidão ao distrito. Quem prestigiou o São João de Catolezinho aprovou a organização e, sem duvida, se divertiu muito.

 

Dessa forma, prezando pelo resgate às tradições, pela qualidade das atrações e, sobretudo pela tranquilidade das famílias itambeenses e visitantes, a Prefeitura de Itambé, através da Coordenadoria Municipal de Cultura e de todas as Secretarias Municipais, realizou um dos mais animados e mais seguros festejos juninos dos últimos tempos.

 

“Sem dúvida, esses dias, caracterizados pela alegria e pela hospitalidade da nossa gente, ficarão marcados em cada um de nós. Agradeço aos moradores, visitantes e a todos que participaram, se empenharam e contribuíram para o sucesso deste grande evento”, comemorou o prefeito Eduardo Gama.

 

ASCOM/PMI





Últimas Notícias