Secretaria de Assistência Social
Secretária representa Itambé em Seminário que defende a recomposição integral dos recursos do SUAS
24/11/2017

Para discutir os desafios da gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Nordeste, o município de Itambé esteve presente, através da secretária de Assistência Social Norma Gama, em um seminário realizado na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador, na última segunda-feira (20).

Com o apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas-BA), o evento reuniu profissionais da área e gestores públicos, e foi presidido pelo deputado federal Jorge Solla.

Na oportunidade, o parlamentar baiano destacou a importância de valorização e união dos profissionais para o enfrentamento das políticas de redução de direitos, adotadas recentemente pelo governo federal.

“O Sistema Único de Assistência Social sofreu, no dia 6 de setembro, um duro golpe, que pode representar o seu fim. Assistência social que funciona é a garantia de que nenhum cidadão precisará morar na rua, que ninguém passará fome. É a mão que o Estado estende para quem mais precisa ser incluído. Exigimos a retomada dos recursos para o SUAS”, afirmou Jorge Solla.

Preocupada com a situação, a secretária Norma Gama ressaltou que SUAS é responsável por importantes políticas públicas voltadas à população mais vulnerável e que hoje correm o risco de serem drasticamente reduzidas.

“Os municípios precisam ir a luta e cobrar, pois não podemos permitir que esse corte brutal no orçamento comprometa o atendimento às famílias que tanto precisam das políticas sociais. O impacto será muito grande”, afirmou a secretária.