UBS Sibéria Maciel promoveu Roda de Conversa entre gestantes e psicóloga/doula

Sexta, 13 de Abril de 2018

Saúde

Na última quinta-feira (12), a Secretaria Municipal de Saúde, através da Unidade de Saúde Sibéria Maciel, proporcionou às gestantes, que fazem acompanhamento na unidade, uma Roda de Conversa com a psicóloga e doula Amanda Cardoso. Para as participantes, um momento inovador em que foram discutidos os caminhos para um parto respeitoso e tranquilo.

A Doula é uma profissional que orienta e assiste a mãe no parto e nos cuidados com o bebê. Seu papel é oferecer conforto, encorajamento, tranquilidade, suporte emocional, físico e informativo no período de intensas transformações que está vivenciando.

Durante as orientações da profissional, houve troca de experiências e um acolhimento especial com a participação da secretária de Saúde Norma Gama, da diretora da Atenção Básica Angelick Morais e de toda equipe da UBS Sibéria Maciel. Conforme a psicóloga Amanda, o objetivo foi levantar as discussões sobre o resgate da fisiologia do parto, o direito das gestantes, o empoderamento feminino e sobretudo a autonomia da mulher.

Para a secretária Norma Gama, é importante que as gestantes tenham acompanhamento não só médico, mas também psicológico, buscando o conhecimento de seus direitos e orientações sobre a gravidez e o parto. “Este tipo de cuidado assegura a saúde da gestante e do bebê, além e proporcionar uma tranquilidade, do período gestacional até o parto e o pós-parto", ressaltou a secretária.

A psicóloga Amanda Cardoso avaliou positivamente o encontro e agradeceu à Secretaria de Saúde pela iniciativa. “Parabéns a todos por oportunizar esses espaços de troca, e por construir uma assistência cada vez mais respeitosa nesse processo do parto e nascimento. Obrigada também a todas as gestantes pelo acolhimento e carinho”, agradeceu a psicóloga.