Secretaria Municipal de Saúde
USF JORGE HEINE E CENTRO DE SAÚDE CORIOLANO VÃO REALIZAR NESTA QUINTA (12) O DIA D DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA
10/07/2018

Dando seguimento à Campanha de Vacinação Antirrábica em todo município, a Prefeitura de Itambé, através da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar na próxima quinta-feira (12) o Dia D de imunização nos Bairros Sidney Pereira de Almeida (Bairro Novo), Bela Vista, Humberto Lopes e Centro. O atendimento será na Unidade Básica de Saúde Jorge Heine e no Centro de Saúde Coriolano José Fagundes, no horário das 8h às 16h.

Conforme a Coordenação Municipal de Imunização, devem ser vacinados cães e gatos a partir de três meses de idade. Mesmo as fêmeas que estiverem amamentando, prenhas ou no cio, devem ser imunizadas. A vacinação é gratuita e para receber a dose é importante também a apresentação da carteirinha do animal, caso o dono possua o documento.

Este ano a Campanha no município de Itambé foi dividida estrategicamente por área. A cada semana a equipe de imunização realiza o Dia D em uma determinada região da cidade. Além da sede, o calendário vacinal também se estende aos distritos e toda zona rural.

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100% dos casos.

Desenvolvida de forma conjunta pela Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e Coordenação Municipal de Imunização, a campanha tem como objetivo criar uma barreira epidemiológica que impeça a circulação do vírus, eliminar a raiva humana e controlar a doença entre os animais.