Junta de Serviço Militar
Junta de Serviço Militar de Itambé realiza campanha do Alistamento 2023
05/01/2023

A Prefeitura Municipal de Itambé, através da Junta de Serviço Militar, informa que já está efetuando o Alistamento Militar dos jovens que completam 18 anos em 2023.

A Campanha para o Alistamento acontece até o dia 30 de junho, e pode ser feito através do site: alistamento.eb.mil.br, ou diretamente na Junta de Serviço Militar localizada no Centro Social Urbano (CSU), com atendimento de segunda à sexta-feira, no horário das 8:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00 horas.

Para se alistar no site, é necessário informar o número do CPF. Para fazer o alistamento presencialmente na Junta de Serviço Militar, o jovem deve estar munido da Certidão de Nascimento, comprovante de residência, Carteira de Identidade e CPF.

Uma vez feito o alistamento, o jovem recebe um número de registro de alistamento no Certificado de Alistamento Militar (CAM) e posteriormente com data marcada pelo Secretário da Junta, receberá o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

Obrigatoriedade:

Todos os brasileiros do sexo masculino que fazem 18 anos neste ano devem se alistar, inclusive aqueles com deficiência física ou mental. Se perder o prazo, o jovem deve comparecer à Junta Militar, pagar uma multa de R$ 5,65 e realizar o seu alistamento.

E fique atento: quem não se alista não pode se matricular em qualquer estabelecimento de ensino; obter passaporte ou prorrogar a validade do documento; ser empregado em empresas ou exercer cargo público; prestar concursos; obter carteira profissional e registro de diploma de profissões liberais; obter título eleitoral; entre outros impedimentos.