Sustentabilidade
Prefeitura de Itambé investe em energia solar e gera economia para os cofres públicos
20/12/2022

Buscando gerar economia para os cofres públicos, a Prefeitura de Itambé anuncia um novo investimento: a construção de uma usina de energia solar. A usina foi instalada em um dos galpões da Praça San Filli, que recebeu um reforço estrutural para abrigar as 164 placas de energia fotovoltaicas. A previsão é de que a operação seja iniciada em até 90 dias.

Com a implantação do sistema, a energia produzida beneficiará diversos prédios vinculados à Secretaria de Educação. Conforme o prefeito Candinho Araújo, a expectativa é de que a Prefeitura economize em torno de R$ 10.500,00 por mês e, em 25 meses, o Município obtenha o retorno do investimento. “Temos uma estimativa de que, em 10 anos, a usina gere uma economia aos cofres públicos na ordem de R$ 1.260.000,00”, ressaltou.

Ainda de acordo com Candinho, a energia solar é uma fonte sustentável e está em sintonia com as políticas governamentais e socioambientais do município de Itambé. “A Administração Municipal entende que o investimento em energia solar está relacionado à demonstração da tomada de consciência e serve de exemplo para todos”, destacou o prefeito.

De acordo com o diretor da empresa Porta Forte Energia Solar, Cláudio Lacerda, o sistema ocupa uma área de 328 m², o equivalente a aproximadamente duas quadras de tênis. Ainda segundo o diretor, com a energia gerada pela usina, é possível iluminar 100 casas.

A energia solar é oriunda da luz e do calor do sol. É uma fonte limpa, renovável, sustentável e natural. Ao captar a luz do sol por meio das placas fotovoltaicas, a energia solar converte-se em corrente elétrica, podendo ser utilizada em residências, comércios e indústrias. Cada placa tem 25 anos de garantia.