Diretoria Municipal de Cultura cria Associação dos Artesãos de Itambé
25/10/2021

A Diretoria de Cultura e Turismo acaba de criar a Associação dos Artesãos de Itambé (ASSAI), uma entidade sem fins lucrativos e de caráter sociocultural, cuja fundação foi oficializada na última quinta-feira (21). Com membros da sede, zona rural e dos distritos, o órgão será regido por Estatuto aprovado em Assembleia e terá sede provisória na Alameda Paulo Achy, nº 47, no centro de Itambé.

De acordo com o diretor de Cultura, Jota Brandão, a ASSAI tem como finalidade apoiar e desenvolver ações que proporcionem aos artesãos e artistas plásticos a promoção, divulgação e valorização do seu trabalho, como também a disponibilização e adequação de espaços que permitam a exposição e venda dos produtos.

Ainda segundo o Diretor, a equipe da Cultura estará ajudando cada artesão itambeense a fazer o pré-cadastro nacional para a emissão da Carteira Nacional do Artesão (CNA). Com o documento, os artesãos terão vários benefícios assegurados, como por exemplo, a participação garantida em feiras de artesanato nacionais e internacionais, oficinas e cursos.

Além disso, a ASSAI também terá outros objetivos como, buscar subsídios, junto a instituições públicas ou privadas, para o desenvolvimento de projetos culturais e artísticos; pleitear espaços para divulgação de eventos e ações; desenvolver projetos de reciclagem; promover a inclusão das pessoas portadoras de deficiência; entre outras iniciativas.

O prefeito Candinho Araújo avaliou de forma otimista a implantação da Associação dos Artesãos de Itambé. De acordo com ele, a instituição chega com a intenção de valorizar o segmento e reconhecer os talentos da terra, como também oferecer suporte ao trabalho dos artesãos, tão importante para a cultura itambeense.

Além da Associação dos Artesãos de Itambé, a Diretoria de Cultura também criou neste ano a Associação dos Músicos de Itambé (AMUSITA). “Com a fundação de mais uma Associação, a pasta da Cultura está cada vez mais organizada e os nossos artistas, com os seus respectivos segmentos culturais, estão mais confiantes”, destacou o diretor de Cultura, informando que várias reuniões já estão agendadas para os próximos dias. “Em breve teremos boas notícias para o artesanato local, bem como para os demais segmentos”, completou Jota Brandão.