Secretaria de Assistência Social
ITAMBÉ COMEMORA O SUCESSO DA VI CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
02/11/2018

Nos dias 30 e 31 de outubro, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Prefeitura de Itambé, através da Secretaria de Assistência Social, deram mais um importante passo na área socioassistencial e realizaram a VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Com o tema “Proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências”, o encontro reuniu representantes do Poder Público e da Sociedade Civil, que dialogaram, apresentaram os desafios e elaboraram propostas para construção de novas políticas públicas. Um momento único que premiou com êxito o trabalho executado pela Rede Socioassistencial de Itambé.

A cerimônia de abertura contou com a participação do prefeito Eduardo Gama, vereador Eildo Pereira (Chau), Secretaria de Assistência Social Letícia Chiachio, secretária de Saúde Norma Gama, assessora da juíza local Anita Penha, subsecretária de Assistência Social Nágila Mattos, coordenadora da Proteção Social Especial Jislane Brito, o presidente do CMDCA Fábio Laranjeira, além de conselheiros, equipe da Assistência Social e representantes das demais secretarias.

No segundo dia, o ponto alto da programação foi a palestra magna do advogado Dr. Michel Farias, experiente profissional atuante na área de Defesa dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e das Políticas Públicas Socioassistenciais.

Após a brilhante apresentação do tema, os participantes se dividiram em grupos para a discussão dos eixos. Em seguida, aconteceu a construção e votação de propostas, onde foram eleitos os delegados que vão representar o Município na Conferência Estadual e, posteriormente, na Conferência Nacional.

Durante o evento, o prefeito Eduardo Gama, definiu a ocasião como um momento democrático destinado à participação popular na avaliação das ações atuais e no planejamento das políticas públicas a serem realizadas. O prefeito aproveitou para conclamar a sociedade para fazer a diferença neste momento de construção.

“Vamos fazer a nossa parte, para que todas as ações possam responder com qualidade os principais anseios na área da infância e da adolescência, e para que o nosso trabalho possa garantir a proteção social e a preservação dos direitos”, afirmou o prefeito.

A conferência foi abrilhantada com a participação das crianças da Igreja Batista Sinai, Escola Batista Sinai, Guarda Mirim, Núcleo de Cidadania dos Adolescentes do Selo Unicef, Projeto Opa, Alunos do Pro-EMI do Colégio Estadual Polivalente, além da emocionante apresentação cultural do CRAS Hildete Brito com o tema “Das Violações ao Super Fantástico Balão Mágico”.

Diante da grande participação popular e das importantes deliberações, a VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente foi um sucesso, sendo bem avaliada por todos que marcaram presença e deram sua parcela de contribuição na construção das políticas públicas em defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes.