Audiências Públicas na Jussara e no Jardim Vitória marcam mais uma etapa na construção do PMSB
09/04/2018

Na última quinta-feira (05), a Prefeitura Municipal de Itambé realizou mais duas Audiências Públicas para dar prosseguimento ao processo de construção do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).

Os encontros aconteceram na Escola Municipal Emília Resende Rebouças, Região da Jussara, com a presença de estudantes, professores e funcionários da unidade; e na Unidade de Saúde Gerusa Alves, bairro Jardim Vitória, com a participação dos moradores.

O objetivo das plenárias foi abrir um espaço de discussões junto à comunidade para apresentar os desafios atuais da área de Saneamento Básico voltados para a Jussara e povoados próximos, e também ao Bairro Jardim Vitória.

As palestras foram apresentadas pelo engenheiro e coordenador do Comitê Executivo do PMSB, Carlos Leôncio. De forma bastante didática, ele apontou os principais problemas que os municípios brasileiros enfrentam atualmente em relação aos recursos hídricos, à coleta de lixo e ao esgotamento sanitário.

Após a palestra, o debate foi aberto ao público e todos os moradores tiveram a oportunidade de apresentar sugestões e colaborar com propostas para o desenvolvimento do PMSB de Itambé. Conforme o engenheiro, a participação popular é um aspecto relevante para o êxito dos trabalhos.

“A consulta pública faz parte da construção coletiva e participativa do Plano Municipal de Saneamento Básico. Para o Plano ter efetividade é imprescindível à participação da comunidade, com o intuito de obter o levantamento dos principais problemas e potencialidades por meio de diferentes visões sobre uma mesma realidade”, explicou o engenheiro.