Secretaria de Assistência Social
Cerimônia encerra com êxito Curso de Capacitação para Conselheiros Tutelares e CMDCA
28/04/2018

Durante três dias, Conselheiros Tutelares e integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) voltaram suas atenções para adquirir novos conhecimentos, através do Curso de Capacitação ministrado pelo Instituto Antônia Conselheira (IAC), oferecido pela Prefeitura de Itambé, por meio da Secretaria de Assistência Social. O objetivo principal: Fortalecer as ações municipais em prol da garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.

O encerramento do evento aconteceu na última sexta-feira (27) no Auditório do CSU e contou com a participação de integrantes de toda Rede de Proteção, além de representantes do poder público e da sociedade civil. O momento também serviu para reforçar as ações do Projeto “Faça Bonito”, em combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, cuja mobilização segue em todo município até o final do mês de maio.

Entre as autoridades presentes estava o prefeito municipal, Eduardo Gama; o presidente do Legislativo, Sivaldo (Ceçula) Abreu; a secretária de Assistência Social, Letícia Chiachio; a secretária de Saúde, Norma Gama; o secretário de Meio Ambiente, Marcos Santos; a coordenadora da Proteção Social Especial (PSE), Jislane Brito; a palestrante, Antônia Luzia; o presidente do CMDCA, Fábio Laranjeira; a coordenadora do Conselho Tutelar, Elisângela Pimentel; o missionário da Igreja Batista Sinai, Alexandre Costa; e o representante da Polícia Civil, Rildo Araújo.

A Cerimônia foi iniciada com a participação do Clube do Desbravadores Sânbalo e a Entrada das Bandeiras. Durante os pronunciamentos, todos mencionaram a importância da atuação do Conselho Tutelar e do CMDCA e destacaram os benefícios que a capacitação vai proporcionar para esses profissionais que lutam diariamente contra a violação de direitos. Na oportunidade, o prefeito Eduardo Gama parabenizou o trabalho desenvolvido pelos integrantes da Rede de Proteção e reafirmou a prioridade do Governo Municipal com as questões voltadas à infância e adolescência.

Após as considerações das autoridades, a programação seguiu com apresentações culturais dos equipamentos da Assistência Social. E, para finalizar com sucesso o Curso de Capacitação, foi promovida uma enriquecedora palestra com o tema “Sistema de Garantia de Direitos”, apresentada pela instrutora Antônia Luzia, responsável pelo Instituto Antônia Conselheira.