SELO UNICEF
COMISSÃO DO SELO UNICEF REALIZA EM ITAMBÉ O PRIMEIRO ENCONTRO DO NÚCLEO DE CIDADANIA DOS ADOLESCENTES
28/08/2018

Após a criação do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), no município de Itambé, como parte das ações a serem trabalhadas no processo da busca pelo Selo UNICEF 2017-2020, a Comissão local do Selo realizou na última segunda-feira (27), o primeiro encontro com o grupo.

A reunião aconteceu no CRAS Felipe Achy e foi presidida pela articuladora do Selo Jislane Brito, acompanhada pela mobilizadora Gizeli Neves, pela psicóloga Mariana Agra e por Semirames Gusmão, membro da Comissão Intersetorial. A ação contou com a presença marcante dos adolescentes, representantes de escolas estaduais, municipais e de instituições civis.

O Nuca faz parte das três ações de participação social que são obrigatórias para a continuidade do Município no Selo UNICEF, assim como fóruns comunitários e plano municipal de ação para a Proteção Integral da Infância e Adolescência.

Durante o primeiro encontro, os jovens foram apresentados e orientados como integrantes sobre os próximos passos para darem início às atividades propostas pelo Selo UNICEF. De acordo com a articuladora, a mobilização e o empenho dos adolescentes do NUCA impulsionam a transformação de suas realidades, contribuindo para o enfrentamento das vulnerabilidades e superação das desigualdades e violações que possam afetar as suas vidas.

NUCA na busca do Selo UNICEF

O UNICEF recomenda a implantação do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes para que a juventude possa refletir e discutir sobre a diversidade e as desigualdades do município, em termos de gênero, raça e etnia, deficiências, vida urbana e rural. O Núcleo deve contribuir ainda para que eles se organizem em redes e sejam capacitados na Metodologia das Competências para a Vida.