Educação
Conferência Intermunicipal de Educação reúne representantes de Itambé e municípios da região
02/12/2021

Representantes dos municípios de Itambé, Caatiba, Potiraguá, Firmino Alves e Encruzilhada estão reunidos, durante toda esta quinta-feira (02), na Conferência Intermunicipal de Educação. O evento acontece no Auditório do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, em Itapetinga, tendo como tema: “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”.

Dentre as autoridades, estiveram presentes na solenidade de abertura o Vice-prefeito Bruno Lopes, a Secretária de Educação Mailza Soares, o Secretário de Administração Elber Barreto, os vereadores Adailson Pinheiro, Ivana Lopes e Siul Rodrigues e o diretor do Núcleo Regional de Educação de Itapetinga/NRE 08, Alécio Chaves.

Ainda pela manhã, alunos do Colégio Aureliano Silveira Bahia, de Vila Bahia, distrito de Encruzilhada, realizam apresentação artística. Em seguida, o público contou com a apresentação da professora Talamira Taita Rodrigues, que falou sobre a importância das Conferências de Educação.

A programação segue durante a tarde contando a ampla participação de profissionais da educação, gestores, pesquisadores, conselheiros, membros de fóruns e de movimentos sociais, pais, estudantes e demais atores que contribuem para a melhoria da educação. Juntos, os municípios envolvidos buscam construir um espaço de formação, comunicação e mobilização social para o fortalecimento da Política Educacional.

Entre os eixos discutidos durante no encontro estão: “PNE, planos decenais, SNE, políticas setoriais e direito à educação”; “Educação, direitos humanos e diversidade: justiça social e inclusão”; “Valorização dos profissionais da educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde”; “Gestão democrática e financiamento da educação: participação, transparência e controle social”.

De acordo com a secretária municipal de Educação e Presidente da Undime no Território de Identidade do Médio Sudoeste, Mailza Nunes Soares, a Conferência Intermunicipal de Educação é uma etapa preparatória para a Conferência Nacional de Educação (CONAE), agendada para 2022. A secretária destaca ainda que o objetivo é apresentar os avanços e desafios no setor, propondo alternativas para o fortalecimento da Educação nos municípios envolvidos.

Autor: ASCOM/PMI