Educação
Dia da Consciência Negra foi lembrado com programação especial na Escola Emília Rezende
21/11/2017

Para lembrar o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, a Escola Municipal Emília Rezende, localizada no Povoado da Jussara, promoveu uma programação especial envolvendo a mobilização de todos os alunos, professores e direção.

Várias ações foram desenvolvidas, entre elas, desfile da beleza negra com os alunos caracterizados, apresentações culturais e uma exposição de objetos. Tudo organizado com muita dedicação para ressaltar a importância do resgate da cultura negra e do combate às desigualdades.

De acordo com a diretora da unidade escolar, Suelene Andrade, o objetivo foi despertar entre as crianças e os jovens uma reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e sobre a influência do povo africano na formação cultural do país.

O Dia Nacional da Consciência Negra homenageia e resgata as raízes do povo afro-brasileiro. A data comemorativa foi criada em 2003, até ser oficialmente instituída em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. Ela coincide com o dia 20 de novembro de 1695, dia da morte de Zumbi dos Palmares, grande líder da resistência negra e da luta pela liberdade, autor da célebre frase: “Nascer negro é conseqüência, ser negro é consciência”.