Secretaria de Assistência Social
Diálogo entre poder público e sociedade marca o início do Projeto "Vamos fazer bonito juntos"?
18/04/2018

“Dialogar para conhecer – Conhecer para multiplicar”. Esse foi o tema da Roda de Conversa realizada na última terça-feira (17), em Itambé, pela Secretaria de Municipal de Assistência Social, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Organizado pela Proteção Social Especial (PSE), o encontro abriu oficialmente a programação do Projeto “Vamos fazer bonito juntos?”, em Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, cujo Dia D é lembrado nacionalmente em 18 de maio.

Estavam presentes na ação representantes da sociedade civil, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, Ministério Público, Guarda Civil Municipal, Polícia Civil, equipe do CREAS e das Unidades do CRAS, Programas e Projetos Sociais e equipe técnica da Secretaria de Assistência Social. Todos com um único objetivo: Dar as mãos em prol da garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.

O evento foi iniciado com a apresentação da cantora e assistente social, Adriana Fernandes. Após um momento de oração, a coordenadora da PSE Jislane Brito explicou o desenvolvimento do Projeto, juntamente com Letícia Chiachio, representante da Secretaria de Assistência Social. Na oportunidade, a coordenadora do CREAS, Eleni Andrade, fez a apresentação dos profissionais que compõem o equipamento.

Bastante enriquecedoras, as discussões foram mediadas pela psicóloga do CREAS, Milena Oliveira, que explicou, em conjunto com a Assistente Social Janice Borges, o funcionamento das leis que amparam as crianças e os adolescentes e falou sobre o acompanhamento que é feito através do CREAS e de toda Rede de Proteção.

Na oportunidade, todos tiveram a oportunidade de dialogar e apresentar sugestões para fortalecer o atendimento em caso de violação de direitos, como foi colocado nos pronunciamentos do presidente da Câmara Sivaldo de Abreu (Ceçula), do representante da Polícia Civil e vereador Paulo Rucas e também da representante do Ministério Público Sheila Cristiane Oliveira.

As ações do “Projeto Vamos fazer bonito junto?” seguem nesta quarta, quinta e sexta, com visitas às escolas, empresas e instituições com a entrega de material para divulgação da Campanha. A programação se estenderá até o dia 25 de maio, com palestras, audiência pública, caminhada, panfletagem e uma programação esportiva.

De acordo com o prefeito Eduardo Gama o projeto tem como objetivo chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema. “Queremos convocar todos: família, escola, sociedade civil e poder público. Precisamos do apoio de cada um neste enfrentamento, para promover o desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes de forma digna, saudável e protegida", afirmou o prefeito.