Gabinete
Em entrevista, Prefeito Eduardo Gama faz esclarecimentos e fala sobre os últimos avanços do Governo
20/11/2017

Na manhã desta segunda-feira (20), o prefeito de Itambé Eduardo Gama foi recebido na emissora de rádio, Luz FM, em uma entrevista ao vivo. Na oportunidade, o prefeito esclareceu de forma bastante transparente e precisa alguns questionamentos feitos pela Câmara Municipal na última semana e destacou os recentes avanços conquistados pela atual gestão.

Ao falar sobre os processos licitatórios que foram motivos de questionamentos, Eduardo ressaltou que tudo foi realizado de forma transparente e como determina a lei. “Quando se inicia o processo de uma licitação é feita uma previsão. Em seguida, é efetuado um levantamento dos valores e as empresas interessadas em participar apresentam suas propostas dentro daquilo que se planeja gastar durante o ano. Quem apresenta o preço menor, vence o processo. Isso não significa necessariamente que esse valor será gasto durante o ano”, explicou o prefeito.

Conforme Eduardo, da mesma forma aconteceu com a empresa responsável pela coleta de lixo. “A empresa vencedora concorreu com mais quatro empresas regionais, devidamente habilitadas, e obteve êxito por ter apresentado o menor preço”, informou o prefeito, destacando que as licitações ocorreram dentro da maior legalidade possível: “O processo licitatório é acessível a qualquer cidadão e foi realizado com toda a transparência que a lei observa. Não temos nenhum receio em relação a isso”.

Mesmo diante das dificuldades enfrentadas nos últimos meses, o prefeito também aproveitou a entrevista para destacar alguns avanços recentes, como as obras de eletrificação da Sapucainha, no distrito de Catolezinho, e a eletrificação do Assentamento da Gameleira, ambas através de convênio com a SEINFRA. Na oportunidade, ele citou outra conquista recente para a Gameleira: a celebração do convênio com a CERB para a continuidade da construção do sistema de abastecimento de água local.

Ainda na emissora, o prefeito falou sobre a intenção de elaborar, juntamente com outros municípios da região, um projeto que viabilize a construção de um aterro sanitário consorciado, informando que, no dia 07 de dezembro, os gestores estarão reunidos para discutir o assunto, durante o 1º Encontro do Civarp. “O objetivo é acabar definitivamente com o lixão em nosso município, dando-lhe um destino adequado em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos”, ressaltou.

Continuando a entrevista, o prefeito falou sobre a mobilização dos prefeitos que vai acontecer em Brasília na próxima quarta-feira (22), em razão da crise financeira que vem interferindo diretamente no bom funcionamento dos serviços públicos. “Os municípios pedem socorro, por isso os gestores municipais de todo o Brasil vão buscar ajuda junto ao Governo Federal”.

Para finalizar, Eduardo ressaltou a importância de manter o canal de contato com a comunidade através da Rádio Luz FM e afirmou que, mesmo diante de todas as dificuldades impostas, o Governo Municipal não para de mostrar trabalho e continuará buscando novos investimentos: “Estamos confiantes e trabalhando para criar um cenário promissor para 2018. Tenho certeza que nossas ações serão fortalecidas e vamos avançar cada vez mais”.

Autor: ASCOM/PMI