Educação
Emoção e reconhecimento à Escola Frei Caneca marcam a cerimônia de premiação da 24ª OBA e 15ª MOBFOG
02/12/2021

Em clima de muita emoção e alegria, na última quarta-feira (01), a Escola Municipal Frei Caneca realizou a cerimônia de entrega de certificados e medalhas aos alunos que se destacaram e aos profissionais que apoiaram a 24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a 15ª Mostra de Brasileira de Foguetes (MOBFOG). O evento aconteceu na Câmara de Vereadores e reuniu estudantes, pais, professores, direção e funcionários.

Entre as autoridades presentes, estava a secretária de Educação, Mailza Soares; o secretário de Administração, Elber Barreto; a secretária de Assistência Social, Rose Araújo; a subsecretária, Macela Oliveira; o venerável da Loja Maçônica Deus, Caridade e Amor, nº 37, Antônio Ferreira; a diretora do Frei Caneca, Sandra Lima; e os membros da Loja Maçônica, Fábio Araújo e Eugênio Andrade. Na ocasião, o Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia (GLEB), Arlindo Neto, participou da cerimônia de forma on-line e ressaltou o compromisso da escola no incentivo aos estudantes.

A programação foi aberta com o ato solene de fé realizado pelos alunos, que emocionou a todos através de uma oração ao som do instrumental. Em seguida, um vídeo apresentou os melhores momentos da OBA e da MOBFOG. O encontro seguiu com a entrega das medalhas e certificados, e com os pronunciamentos das autoridades, que foram unânimes ao destacar o grandioso trabalho desenvolvido pela Escola Frei Caneca em Itambé, fruto de uma parceria entre a Prefeitura e a Loja Maçônica.

Na oportunidade, os convidados parabenizaram aos alunos e pais pelo empenho na competição, que rendeu um total de sete medalhas, sendo uma de prata e duas de bronze na OBA, e uma de ouro, uma de prata e duas de bronze na MOBFOG. “É um orgulho para todos nós a participação da Escola Frei Caneca em mais uma edição. Todos os competidores e profissionais estão de parabéns. O nosso maior sonho é acompanhar a transformação dos nossos alunos e, por isso, a Secretaria de Educação e o prefeito Candinho não medirão esforços para fortalecer cada vez mais esse trabalho”, afirmou a secretária de Educação.

Emocionada, a diretora da unidade, Sandra Lima, falou sobre a trajetória da escola nas competições e destacou o orgulho em fazer parte da história de sucesso dos alunos. “Estou muito feliz em compartilhar esse momento tão especial, sonhado e idealizado pela nossa escola. Desde 2009, o Frei Caneca representa Itambé na competição e, em 2021, foram sete medalhas conquistadas pelos alunos. Isso é uma grande satisfação para todos nós”, comemorou a diretora.

A OBA e a MOBFOG são eventos organizados anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). O objetivo é estimular o interesse das crianças e jovens pela astronomia, astronáutica e ciências afins, promovendo a difusão dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa.

ALUNOS PARTICIPANTES DA OBA 2021

Emanuelli Nunes Ferreira Pires - Medalha: Prata