Educação
Escola Municipal Brites Ventura realizou a 1ª Conferencia Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
09/04/2018

Visando promover a reflexão e estimular o desenvolvimento de ações e projetos com a temática socioambiental, a Escola Municipal Brites Ventura, localizada no Bairro Felipe Achy, promoveu na última sexta-feira (06), a 1ª Conferencia Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.

Colocando em pauta o tema “Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas”, o encontro consistiu em uma grande mobilização envolvendo a participação de crianças e adolescentes, e contou com a presença de professores, funcionários da unidade, representantes do poder público e da comunidade.

Antecedendo os trabalhos da Conferência, na quinta-feira (05), a Escola promoveu uma caminhada pelas ruas do bairro com o objetivo de mobilizar os moradores, convidando-os a refletir, junto com a comunidade escolar, sobre o tema proposto.

Conforme o diretor, Nelson Oliveira, a Conferência é um processo pedagógico, dinâmico, de diálogos e encontros, voltado para a valorização da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir da educação ambiental crítica, participativa, democrática e transformadora.

“A iniciativa visa inserir permanentemente na escola conhecimentos de Educação Ambiental, fazendo com que ela seja um espaço para a troca de experiências, além de promover o protagonismo infantojuvenil”, destacou o diretor.

Além da Escola Brites Ventura, outras unidades do município também estão realizando as suas Conferências. A convocação foi feita pelo prefeito municipal Eduardo Gama através do Decreto nº 039, de 28 de março de 2018.  De acordo com o prefeito, a intenção é fortalecer a Educação Ambiental nos Sistemas de Ensino do Município.

“Sem dúvida é um marco na política de Educação Ambiental do Município, o que vai incentivar o comprometimento da comunidade escolar com as questões ambientais”, apontou Eduardo.