Secretaria de Assistência Social
Itambé comemora o sucesso das ações desenvolvidas pelo Programa Criança Feliz
23/02/2018

Desde a adesão ao Programa Criança Feliz – Primeira Infância no SUAS – no ano passado, a Prefeitura de Itambé, por meio da Secretaria de Assistência Social, vem colocando em prática com êxito todas as propostas voltadas para a promoção do desenvolvimento integral infantil.

A iniciativa prioriza o atendimento às crianças de 0 a 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e crianças de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

De acordo com a supervisora local do Criança Feliz, a assistente social Adriana Fernandes, o programa contempla um cadastro atual de 150 famílias no município, que são acompanhadas através de visitas domiciliares semanais e mensais seguindo as Diretrizes e o Plano de Ação Municipal. Além disso, o Criança Feliz integra ações coordenadas em várias áreas, como Saúde, Assistência Social, Educação, Justiça e Cultura.

Ainda conforme a assistente social, o objetivo é promover a atenção e apoio familiar, buscar o fortalecimento de vínculos e acompanhar de forma integral o desenvolvimento infantil. “Uma criança melhor estimulada será um adulto com maior escolaridade e renda e, dessa forma, ajudará sua família a vencer a pobreza em longo prazo. É justamente nessa perspectiva que o programa é desenvolvido”, explicou Adriana.

Durante estes seis primeiros meses de trabalho em Itambé, todas as atividades vêm sendo colocadas em prática por uma equipe bem preparada. Além da supervisora Adriana Fernandes, a ação conta com a Coordenadora Semírames Gusmão, e os visitadores Breno Oliveira, Sand Cordeiro e Vitória Brandão

Entre as ações já promovidas em Itambé estão capacitações com a equipe; mapeamento e diagnóstico das famílias atendidas; visitas domiciliares na zona urbana e na zona rural; atividades e palestras com grupos de gestantes; articulação com a rede de serviços; visitas às Creches e Unidades de Saúde; apoio no desenvolvimento de atividades lúdicas nos equipamentos sociais, entre outras ações.

Reafirmando o compromisso com o público atendido pela Assistência Social, o prefeito Eduardo Gama comemora os resultados obtidos até o momento e ressalta que o Criança Feliz é uma ferramenta que tem oportunizado ás crianças um acompanhamento necessário que fará diferença para a vida toda.

“O programa chegou com a proposta de integrar às políticas públicas já existentes. Parabéns a toda equipe pelo compromisso com as famílias assistidas. Afinal, crianças bem estimuladas crescem mais preparadas para a escola, serão adultos mais confiantes e com mais chances de vencer os desafios da vida”, destacou Eduardo.