Secretaria Municipal de Saúde
Itambé implanta duas Equipes Volantes de Atendimento Médico para cobertura de toda zona rural
24/04/2018

Ampliar o atendimento da Saúde na zona rural foi um desafio proposto no início da atual gestão municipal de Itambé. Hoje, após organizar todo serviço, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, comemora os resultados alcançados com a implantação de duas equipes volantes de atendimento médico para cobertura de toda zona rural.

De acordo com a secretária de Saúde, Norma Gama, cada equipe é composta por um médico, um técnico de enfermagem, um agente comunitário de saúde e um enfermeiro, além do motorista, que diariamente se deslocam para diferentes regiões do município. “Eles levam mais do que prestação de serviços. Eles levam respeito, atenção e um atendimento altamente humanizado”, pontuou a secretária.

A Equipe Mista da Unidade Básica de Saúde (UBS) Sibéria Maciel, coordenada pela enfermeira Leidiane Ferreira, com o atendimento do médico Dr. Antônio Felisberto, assiste as microrregiões da Jussara, Bananeira, Formosa, Pau de Copas, Brejinho e Santo Antônio.

Já a equipe da UBS Itinerante, coordenada pela enfermeira Amanda Bispo, sob a responsabilidade do médico Dr. Ivan Gilson, atende as microrregiões do Jeribá, Novo Horizonte, Sapucaia, José Jacinto, Barro Vermelho, EBDA, Riacho de Areia, Caetano, Gameleira, Cachoeira Grande, Quilombola, Assentamento dos Aposentados e Santa Maria.

O prefeito Eduardo Gama lembra que antes de 2017, para conseguir atendimento médico e outros procedimentos básicos de saúde, os moradores destas localidades precisavam se dirigir até a sede do município.

“No início do ano passado, mudamos essa história. A nossa equipe da zona rural voltou a trabalhar de forma itinerante, ou seja, hoje são os profissionais que se deslocam até as comunidades rurais”, comemorou o prefeito, destacando que a prioridade é fortalecer ainda mais esse atendimento. “Estaremos sempre reforçando as nossas ações. Temos excelentes profissionais, que prezam pela qualidade e o atendimento humanizado, e isso tem feito a diferença na vida da nossa gente”.

Durante as visitas, além da assistência médica, as equipes levam até os moradores o atendimento de enfermagem com a oferta de serviços como aferição de pressão arterial, verificação de glicemia capilar, aplicação de medicamentos, dispensação de métodos contraceptivos, orientações através de palestras, entre outras ações.