Serviços Públicos
MUNICÍPIO DE ITAMBÉ DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM RAZÃO DOS PREJUÍZOS CAUSADOS PELAS FORTES CHUVAS
03/12/2019

Nesta terça-feira (3), o Prefeito Municipal Eduardo Gama decretou Situação de Emergência em Itambé, município localizado no Sudoeste Baiano, em razão das chuvas torrenciais que afetaram o território urbano e rural na última noite e madrugada, causando numerosos prejuízos à população. Em menos de oito horas, foram registrados 124 milímetros de índice pluviométrico.

De acordo com prefeito, logo após as chuvas, as equipes da Prefeitura iniciaram o levantamento dos estragos. Foi constatada destruição de estradas, calçamentos e imóveis, queda de barreiras e muros, o que provocou alagamentos, obstrução de vias públicas, além de interdição de estradas municipais devido aos deslizamentos, colocando à população em risco. Também foram afetadas várias escolas, pontos comerciais e diversos órgãos públicos.

O Decreto Municipal Nº 077, publicado no Diário Oficial desta terça, busca ainda a mobilização do Sistema Nacional de Defesa Civil, no âmbito do Município, sob a coordenação da Secretaria de Assistência Social, autorizando também a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta às situações emergências. Conforme o documento, essas atividades serão acompanhadas pela Secretaria Executiva da COMDEC e Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente e Secretaria de Assistência Social.

O prazo de vigência do Decreto pode ser prorrogado até completar um período máximo de 180 dias. O Prefeito Eduardo Gama informa ainda que equipes da Prefeitura seguem nas ruas, adotando medidas para garantir a segurança da população, atendendo aos chamados e acolhendo as demandas sociais.

Ascom/PMI