Secretaria Municipal de Saúde
PREFEITURA DE ITAMBÉ ALERTA: APÓS FORTES CHUVAS, CUIDADOS PARA COMBATER O AEDES AEGYPTI DEVEM SER REDOBRADOS
13/11/2018

As chuvas intensas que atingiram o município de Itambé nos últimos dias trouxeram alívio e esperança aos moradores. Porém, é exatamente neste período que os cuidados devem ser redobrados para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A Prefeitura de Itambé, através da Secretaria Municipal de Saúde, alerta que, neste período, os locais propícios para a criação do mosquito se multiplicam e a população deve se mobilizar para eliminar os focos.

Entre as recomendações estão: manter caixas d´água bem fechadas. As garrafas e os recipientes vazios devem ser armazenados com a boca para baixo e os pneus mantidos sempre cobertos.

Verifique os vasos de plantas e coloque areia nestes locais. É importante ficar atento ainda com o lixo doméstico que deve ser colocado em sacos plásticos e as lixeiras devem ficar sempre bem fechadas.

Para combater o mosquito, os Agentes de Endemias do município realizam constantemente trabalhos de bloqueios e limpeza em áreas de risco para reprodução, além de visitas diárias aos domicílios para orientação e tratamento da água. Além disso, a Prefeitura realiza um trabalho educativo nas escolas e instituições da cidade, envolvendo crianças e adolescentes.