Recursos Hídricos
Prefeitura de Itambé e Civarp vão realizar encontro para discutir a criação do Comitê da Bacia do Rio Pardo
14/11/2017

A Prefeitura Municipal de Itambé e o Consórcio Intermunicipal Vale do Rio Pardo (Civarp) vão realizar no dia 07 de dezembro o 1º Encontro do Consórcio Intermunicipal Vale do Rio Pardo, que terá como objetivo principal discutir ações de controle e fiscalização do Rio Pardo. O evento está programado para as 8:00 horas, no Centro Social Urbano (CSU), em Itambé.

Na oportunidade, prefeitos de vários municípios da região e representantes de órgãos ambientais estarão reunidos para debater a criação do Comitê da Bacia do Rio Pardo.

Durante a programação, serão abordados temas como a Situação da Microbacia do Vale do Rio Pardo, Outorgas e Licenciamento Ambiental; Importância dos Consórcios, Termo de Adesão e Criação do Comitê da Bacia do Rio Pardo; Gestão Emergencial de Abastecimento de Água; e Formação de Consórcio Intermunicipal de Aterro Sanitário.

Os organizadores afirmam que a expectativa é contar com a presença de representantes do INEMA, IBAMA, EMBASA, Ministério Público, além dos prefeitos e representantes de municípios como Barra do Choça, Caatiba, Cândido Sales, Encruzilhada, Firmino Alves, Ibicuí, Iguaí, Itapetinga, Itambé, Itarantim, Itororó, Macarani, Maiquinique, Nova Canaã, Potiraguá, Ribeirão do Largo, Santa Cruz da Vitória e Vitória da Conquista.

Conforme o prefeito de Itambé e presidente do Civarp, Eduardo Gama, o evento terá uma discussão ampla e necessária. “Precisamos unir todos os municípios, pois temos interesse e responsabilidade na preservação do Rio Pardo e seus afluentes”, afirmou o prefeito, explicando que a criação do Comitê, vai integrar representantes de todos os segmentos organizados da sociedade e do poder público e será o organismo com competência para determinar as ações necessárias no sentido de regenerar e preservar a bacia hidrográfica.