Manual de navegação logo

Manual de navegação

Acessibilidade logo

Acessibilidade

Fale conoscobat-papo

Fale conosco

  • *Campos obrigatórios
  • Ao iniciar um contato, você concorda com a Política de privacidade

  • ...Ou se preferir

  • Ligue para nós

    (77) 3432-1112

  • E-mail

    prefeitura@itambe.ba.gov.br

  • Ou seja atendido presencialmente

    Segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 18h.

    Praça Osório Ferraz, Nº 01 - Centro

  • Outros meios de contato

Em conformidade com:

Saúde
Secretaria de Saúde alerta quanto à ocorrência de escorpiões no mês de agosto
03/08/2022

A Secretaria Municipal de Saúde alerta a população itambeense para os cuidados na prevenção à picada de escorpião, uma vez que agosto é o mês mais propício para a sua reprodução e as fêmeas possuem maior concentração de veneno.

 

Os escorpiões são animais peçonhentos que vivem em ambientes escuros e úmidos, têm hábitos noturnos, escondem-se sob pedras, troncos, entulhos, telhas ou tijolos.

 

No ambiente urbano, a orientação para evitar a entrada de escorpiões em residências é usar telas em ralos de chão, pias e tanques, além de vedar frestas nas paredes e colocar soleiras nas portas. Os cuidados incluem ainda afastar camas e berços das paredes e vistoriar roupas e calçados antes de usá-los. Já em áreas externas, a principal dica é manter jardins e quintais livres de entulhos, folhas secas e lixo doméstico.

 

Também é importante manter todo o lixo da residência em sacos plásticos bem fechados para evitar baratas, que servem de alimento e, portanto, atraem os escorpiões. Outra recomendação é manter o gramado sempre aparado, não colocar a mão em buracos, embaixo de pedras ou em troncos apodrecidos e usar luvas e botas na hora de manusear entulhos e materiais de construção e em atividades de jardinagem.

 

A Secretaria de Saúde recomenda ainda que, caso alguém seja picado por escorpião, procure um serviço de atendimento de saúde o mais rápido possível.



Autor: