Saúde
Vigilância Epidemiológica divulga balanço dos casos de chikungunya, dengue e zika em junho e julho
08/08/2022

A Prefeitura de Itambé, por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal, apresenta à comunidade um balanço dos casos notificados de dengue, zika e chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.

Nos mapas e no gráfico, divulgados nesta segunda-feira (08), é possível acompanhar a evolução dos casos notificados por Semana Epidemiológica e números de casos por localidade, notificados no período de 01 de junho a 31 de julho de 2022.

Segundo o balanço, no total, foram 112 casos das doenças nos últimos dois meses. Dentro desse levantamento, 107 casos estão relacionados à chikungunya, 03 casos são de dengue e 02 casos são de zika.

Conforme a Vigilância, entre os locais que registraram maior ocorrência de Chikungunya em junho e julho, estão os bairros Sidney Pereira de Almeida, Felipe Achy e Centro, além do distrito de Cassilândia.

Para combater o Aedes Aegypti e inibir o crescimento dos casos, a Vigilância Epidemiológica vem desenvolvendo várias ações junto à comunidade, com destaque para as campanhas de conscientização e os mutirões de limpeza promovidos pela Equipe de Combate a Endemias.

A Prefeitura de Itambé, através da Secretaria de Saúde, segue fazendo a sua parte para proteger os moradores. Mas, para conter a proliferação do mosquito, é preciso que toda população também reforce as medidas de combate, vistoriando sempre seus quintais e retirando vasilhas, garrafas, pneus ou qualquer objeto que acumule água e sirva de criadouro para o mosquito.