Ato Solene marca a abertura do Programa Qualifica Bahia em Itambé
01/03/2018

Novas expectativas profissionais começam a despontar para trabalhadores de Itambé resgatados em condições análogas ao trabalho escravo. O Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), e a Prefeitura de Itambé realizaram na última quarta-feira (28), na Câmara de Vereadores, a Aula Inaugural do Programa Qualifica Bahia.

Através da ação integrada com a Agenda Bahia do Trabalho Decente, voltada para a formação social e profissional, esta etapa do Qualifica Bahia vai atender 24 pessoas no curso Produtor Agrícola Polivalente, com carga horária de 220 horas.

O ato solene contou com a presença do prefeito de Itambé Eduardo Gama, do vice-prefeito José Moura (Bita) Gusmão; dos vereadores Sivaldo (Ceçula) Abreu,  Janevaes (Aju) Moreira, Bruno Lopes e Rodrigo (Xirrit) Araújo; além da Secretária Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), Olivia Santana; do Deputado Estadual Rosemberg Pinto; do Presidente da Cooperativa de Apoio Tecnológico e Gestão (COOPAT), Ivo Pessoa; da Secretária de Saúde e ex-secretária de Assistência Social, Norma Gama; além de várias outras autoridades.

A cerimônia foi aberta com a encantadora apresentação cultural do grupo da Terceira Idade da Secretaria de Assistência Social. Em seguida, em seus pronunciamentos, as autoridades avaliaram a importância do Programa Qualifica Bahia na promoção do desenvolvimento social.

O deputado estadual Rosemberg Pinto destacou que, através da união de esforços a inciativa chega para valorizar os trabalhadores e prepará-los para o mercado de trabalho. O deputado aproveitou a oportunidade para dar uma boa notícia para os itambeeenses: a aprovação do Governo do Estado ao projeto de pavimentação do Bairro Durvalina Andrade e do Sistema de Abastecimento de Água de Catolezinho.

Em seguida, o prefeito Eduardo Gama mencionou a importância da qualificação e agradeceu o apoio: “Agradeço o esforço da SETRE e de cada órgão que abraçou esta causa, enxergando em nossos trabalhadores uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional”, disse o prefeito que aproveitou para fazer um apelo à secretária Olivia Santana:  “Itambé precisa da geração de emprego. O nosso povo clama e acreditamos na sensibilidade do Governador Rui Costa para que os nossos pedidos sejam atendidos. Peço que transmita esse apelo do povo itambeense ao nosso prezado governador”.

Encerrando a solenidade, a secretária estadual Olivia Santana, apresentou aos alunos do Qualifica Bahia uma mensagem de superação e otimismo. "Estou feliz de estar cara a cara com os trabalhadores resgatados, trazendo para eles um alento. Um curso de qualificação, com uma bolsa de R$ 477, que vai ajudá-los a seguir em frente com melhores condições de conquistar um trabalho decente. Acredito muito na educação. Meu lema é educar para libertar!", afirmou a secretária.