GUARDA MIRIM
CONSCIENTIZAÇÃO NO TRÂNSITO: PRAÇA SÃO JOSÉ RECEBEU BLITZ EDUCATIVA DA GUARDA MIRIM
18/11/2019

“No trânsito, o sentido é a vida”. Esse foi o tema de mais uma Blitz Educativa realizada pela Guarda Mirim de Itambé. Dessa vez, a ação foi realizada na Praça São José (Feirinha do Bairro Novo), na última quinta-feira (14).

Através do acompanhamento da Guarda Civil Municipal, os jovens agentes controlaram o trânsito; orientaram pedestres, motociclistas, ciclistas e motoristas; além de realizarem panfletagens.

A iniciativa fez parte do Cronograma Pedagógico realizado pela Coordenação da Guarda Mirim e, cada atividade desenvolvida na programação, foi auxiliada por rádios de comunicação, apitos e um semáforo controlado pelos próprios alunos.

Conforme a coordenadora da Guarda Mirim, GCM Érica Oliveira, o pelotão foi dividido em patrulhas que alertaram os motoristas a não utilizar o celular enquanto dirigem, não cruzar o sinal vermelho, dar preferência aos pedestres e respeitar a sinalização.

Já aos pedestres, foi orientado não atravessar fora da faixa, andar sempre pela calçada e olhar para os lados antes de atravessar a rua. E, os ciclistas e motociclistas foram orientados sobre a atenção no trânsito e o respeito às leis.

“Sem dúvida, um grande aprendizado para os nossos agentes mirins. Afinal, ensinar desde cedo sobre as regras e educação no trânsito é projetar o futuro com cidadãos mais conscientes”, afirmou a coordenadora.

Além de contar com as orientações da coordenadora GCM Érica Oliveira e do instrutor GCM Alan Freitas, os jovens participaram de oficinas de pintura de faixa de pedestre com o GCM José Eduardo e de construção do Semáforo com o GCM Áquila Brito.

Ascom/PMI