Serviços Públicos
DEFESA CIVIL DO ESTADO FAZ VISTORIA E INTENSIFICA O APOIO AO MUNICÍPIO, APÓS AS FORTES CHUVAS
05/12/2019

Na última quarta-feira (4), a Equipe Técnica da Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec) chegou ao município de Itambé para vistoriar os locais atingidos pelas fortes chuvas que acometeram toda a cidade, na última segunda e terça-feira.

O diretor-superintendente da Sudec, Paulo Sérgio Menezes Luz, acompanhado pelo prefeito Eduardo Gama, percorreu vários pontos da cidade, priorizando as inspeções técnicas nas áreas mais atingidas, sobretudo, no Riacho do Barro, onde inúmeras famílias tiveram que deixar suas residências.

Após avaliar de perto os estragos, a equipe da Sudec se reuniu com o prefeito, a coordenadora da Comdec, secretários e coordenadores municipais, e vereadores. Na oportunidade, o superintendente destacou as intervenções que estão sendo providenciadas para que o município receba todo auxílio necessário do Governo do Estado e do Governo Federal.

Ainda no encontro, ficou definida a elaboração de um relatório emergencial pelos secretários e coordenadores, apontando as necessidades de cada área de atuação do serviço público. Conforme o superintendente, após a avaliação, que deve ser logo concluída, a Sudec irá emitir um parecer técnico com relação à situação atual do município e, a partir daí, oferecer o completo apoio para minimizar os prejuízos ocasionados.

Paralelo a estruturação deste parecer, outras medidas emergenciais estão sendo tomadas, como a chegada de maquinários para colaborar com a limpeza da cidade e recuperação de estradas vicinais e pontes. Além disso, já está sendo agilizado, junto à Secretaria de Assistência Social, o Aluguel Social para as famílias que estão desalojadas.

Diante dos numerosos prejuízos, o prefeito Eduardo Gama decretou Situação de Emergência e, logo após as chuvas, o poder público e a sociedade se mobilizaram prestando todo apoio necessário às famílias prejudicadas. A Prefeitura forneceu alojamento temporário numa escola desativada e está oferecendo alimentação completa e todo suporte necessário aos desabrigados.

“A comoção da cidade é geral. O apoio de toda comunidade está sendo fundamental nesse processo e nossas equipes estão de prontidão 24 horas, revezando para acolher quem precisa”, informou o prefeito Eduardo, completando: “Agradeço imensamente ao Governador Rui Costa que disponibilizou a estrutura do Estado para ajudar Itambé e prontamente enviou a equipe da Sudec, cujo trabalho tem sido importantíssimo para o restabelecimento da rotina em nossa cidade”.

Ascom/PMI